Blog

Notícias

Capa do blog: Homenagens a Navegantes e Iemanjá se adaptam aos tempos de pandemia

Homenagens a Navegantes e Iemanjá se adaptam aos tempos de pandemia

Organizadores priorizam eventos sem aglomerações, com carreatas e missas presenciais com público limitado e agendamento prévio


As Festas de Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá deste ano, em Pelotas, serão bem diferentes das anteriores, devido à pandemia do Novo Coronavírus. Cientes da necessidade de evitar aglomerações para ajudar a conter o vírus, as organizações das comunidades católicas e umbandistas decidiram promover carreatas e, nos casos em que houver celebrações religiosas, manter o público restrito. Quem quiser comparecer deverá reservar seu lugar com antecedência com as comissões organizadoras. 

Confira a seguir as programações previstas para as datas no município:

Festa de Iemanjá - Federação

A Federação Sul-Riograndense de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros promoverá uma Carreata de Iemanjá no dia 1° de fevereiro. A saída está programada para as 20h, da sede da Federação, à rua Xavier Ferreira, nº 1000. 

Barco Solidário – Homenagem à Iemanjá

No dia 1°, haverá uma campanha de arrecadação de leite, o Barco Solidário, uma ação beneficente para ajudar famílias assistidas por três instituições filantrópicas: Projeto Renovação, Ong Anjos e Querubins e Associação dos Moradores da Balsa. Das 8h às 18h, haverá um posto de recolhimento de doações no pátio 4 do Mercado Central. A imagem do orixá Iemanjá permanecerá no local, neste período e às 19h, junto ao barco serão levados em procissão à Festa de Iemanjá da Balsa, no final da rua Tiradentes. A campanha é promovida pelos Ilês Axé Reino de Oxum Epandá e Xapanã Jubeteì. A meta é arrecadar 500 litros de leite.

Festa de Iemanjá e Navegantes na Balsa

Devido à pandemia, a Associação Comunitária dos Moradores da Balsa, promotora da festa que reúne as duas santas, das comunidades umbandista e católica, que esse ano completa 25 anos, também optou por fazer uma procissão de carro pelas ruas do bairro, a partir das 20h do dia 1º de fevereiro. A partida será do Centro Espírita Ogun Megé, à rua Tiradentes, até o C.E.U. Arranca Toco, na Estrada do Engenho.
No dia 2, das 8h às 17h, a imagem da santa ficará exposta ao lado da gruta, na Balsa. Um cordão de isolamento indicará os limites de circulação das pessoas que desejem cultuar a imagem e fazer oferendas. 

Festa de Navegantes – Igreja do Porto

Organizada pela Matriz Sagrado Coração de Jesus, a 90ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes será realizada nos dias 1° e 2 de fevereiro, com o tema “Mãe dos Navegantes, saúde dos enfermos, rogai por nós!”.
Na segunda-feira, dia 1°, às 19h, haverá Missa da Saúde e Benção da Água. Após a missa, os fiéis poderão receber a benção por drive-thru (sem sair do carro). No dia 2, está prevista Oração da Manhã e Santo Rosário, às 7h. Após, exposição da Imagem de Nossa Senhora para oração pessoal. Às 12h, Recitação do Angelus e Oração da Ladainha. 

Nos dias 29, 30 e 31 de janeiro e também em 1° de fevereiro ocorre o Tríduo Preparatório, momentos de oração, às 19h, e no dia 2 de fevereiro haverá missas às 16h, 18h e 20h. Para assistir a qualquer das celebrações presenciais, os fiéis devem fazer agendamento por telefone de segunda a sexta, das 14h às 18h e no sábado, das 8h às 12h, pelos números (53) 3222-3678 e (53) 99703-3999. Eventos que ocorrerem no salão paroquial terão entre 35 e 40 pessoas e na igreja, até 60 – conforme prevê o decreto municipal.
Toda a festa terá transmissão ao vivo pelo Facebook da Igreja do Porto.

Festa de Navegantes – Santo Antônio/Valverde/Z-3

A Paróquia Santo Antônio convida para a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que esse ano tem o tema “Mãe dos Navegantes, vida e esperança nossa”. No dia 29/1, às 19h, haverá Tríduo na comunidade Nossa Senhora de Lourdes; no dia 30/1, às 19h, Tríduo na Comunidade Santo Antônio; dia 31/1, às 9h, Tríduo na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, na Colônia Z-3. No dia 2/2 haverá três missas festivas: às 9h e às 11h na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, na Colônia Z-3; e às 18h na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes do Valverde. Todas as missas terão números limitados de participantes, mediante agendamento prévio pelo Whatsapp (53) 98101-0909. As missas serão transmitidas ao vivo pelo Facebook Perfil da Paróquia Santo Antônio.

Fonte: Joice Lima - Prefeitura Municipal de Pelotas

Foto: Gustavo Vara/Arquivo Ascom

#Navegantes  #Iemanjá  #Celebração

arrow_back_ios Voltar para Notícias