Blog

Notícias

Capa do blog: ‘Axêro’ estreia no Cine UFPEL no dia 24 de junho

‘Axêro’ estreia no Cine UFPEL no dia 24 de junho

Curta dirigido por Maria Falkembach e protagonizado por Gessi Könzgen e Jão Cruz revê a história da cidade de Pelotas pelo olhar de personagens negras e da cultura milenar africana


Um obra que trata da força, da fé, da dor e da superação do preconceito racial no cotidiano de Pelotas. Axêro revê a história da cidade e dá lugar às personagens negras e à cultura milenar africana atualizada por seus corpos, trabalho e rituais. O filme dirigido por Maria Falkembach e protagonizado por Gessi Könzgen e Jão Cruz estreia no dia 24 de junho próximo, sexta-feira, às 18h, no Cine UFPEL, com entrada franca. A realização é do grupo Tatá e do coletivo Fio da Navalha e conta com financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Procultura) de Pelotas.

Axêro busca expor o racismo estrutural encravado na história da cidade, para contribuir com transformações e o empoderamento da juventude negra pelotense, sob a ótica e com o protagonismo de dois corpos negros em movimento. Gessi Könzgen e Jão Cruz performam a si mesmos e também se transmutam, e, assim, louvam antepassados, habitam e reescrevem os espaços de Pelotas, no sul do sul do Brasil. Denunciam a história glamourosa e o cotidiano dessa cidade, forjada pelo racismo e pelo trabalho escravo. O filme é uma adaptação da obra de dança-teatro, homônima. Axêro - o filme tem textos de Gessi Könzgen, direção de Maria Falkembach, direção de fotografia de Luis Fabiano Gonçalves e trilha sonora de Álvaro Rosacosta e grupo Tatá. No elenco, estão Antônia Morales, Judith Dias de Almeida e Nattih Meirelles.

O projeto é coletivo e seu processo, colaborativo - assim como as outras obras do grupo Tatá. No caso de Axêro, se soma ao grupo, outro coletivo: o Fio da Navalha. Falkembach ressalta que, no início, a proposta era uma obra de dança-teatro; com a pandemia do coronavírus, virou filme. “A linguagem do filme foi sendo construída no processo de diálogo entre os dois coletivos, uma conversa complexa entre as artes da cena e o audiovisual. Assim como as demais obras do Tatá, Axêro é construído no “entre”, no espaço do risco e da incerteza, guiado pela confiança entre as pessoas”, explica a diretora.

O filme ficará disponível do dia 24/06 ao 01/07 no canal do grupo Tatá: https://www.youtube.com/user/grupotata.

Ao longo da semana após o lançamento, haverá circulação nas escolas de Pelotas. Além da exibição do filme, haverá exibição do documentário sobre o processo de criação de Axêro. Para agendar exibição em escolas, enviar email para: g_konzgen@hotmail.com 

Sobre Maria Falkembach

Maria Fonseca Falkembach é artista do corpo, professora do Curso de Dança – Licenciatura da UFPel, em Pelotas.

Sobre a protagonista:

Gessi de Könzgen (Pelotas-RS, 1966). Formada em Dança – Licenciatura, na Universidade Federal de Pelotas em 2012, aos 46 anos.

Sobre os realizadores:

Tatá

O Tatá foi criado em 2009, sob coordenação da artista e professora Maria Falkembach, como um espaço de criação cênica para alunos dos cursos de Dança e Teatro da UFPEL. 

Portfólio do grupo: https://grupotata.blogspot.com/p/tata-na.html 

Fio da Navalha

Luís Fabiano Soares Gonçalves é ator, diretor, roteirista, fotógrafo de cinema e fotografo profissional. 

Acesse e saiba mais:

Instagram: @axero.pelotas

Tatá: https://www.facebook.com/tatadancateatro/

O Quê: Lançamento do filme “Axêro”, com Gessi Könzgen e Jão Cruz. Direção de Maria Falkembach.

Quando: dia 24/06, sexta-feira, às 17h e às 18h

Onde: Cine UFPEL - Rua Lobo da Costa, 447 - Pelotas-RS

Quanto: Entrada gratuita

Duração: 30 minutos

Recomendação etária: 12 anos

Para assistir ao lançamento, a pessoa deverá reservar seu ingresso, enviando uma mensagem para g_konzgen@hotmail.com

Serão reservados, no máximo, 2 ingressos por pessoa.

O número de ingressos a serem distribuídos é restrito, visto que a lotação atual do Cine UFPEL é de 41 pessoas.

O filme ficará disponível do dia 24/06 ao 01/07 no canal do Grupo Tatá: https://www.youtube.com/user/grupotata

arrow_back_ios Voltar para Notícias