Blog

Notícias

Capa do blog: Pelotas lança o postal turístico do adesivo demarcatório da Tradição de Matriz Africana e Afro Diaspórica

Pelotas lança o postal turístico do adesivo demarcatório da Tradição de Matriz Africana e Afro Diaspórica

O cartão postal destaca as representações do Orixá Bará e a moldura remete a matriz afro diaspórica.


Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Pelotas junto a Prefeitura Municipal de Pelotas lançaram nesta segunda-feira (13), no Mercado Central de Pelotas, o portal turístico que ilustra as representações do Bará Orixá e as religiões afro brasileiras.

No cartão postal está contido ao centro, as chaves e as correntes que representam os símbolos do Orixá Bará e a moldura com imagem em volta remete a matriz afro diaspórica. Ao seu verso são inseridas informações referente a Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e a Lei 12.288/10, o Estatuto da Igualdade Racial que garante em seu capítulo III a liberdade de consciência e de crença e o livre exercício de cultos religiosos, combatendo a intolerância com as religiões de matriz africana e a discriminação de seus seguidores. Também está colocado um código QR Code para maior conhecimento sobre.

A arte é de autoria de Babalorixá Juliano de Oxum e a produção é de Letícia Ost Farias com apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas. A ilustração é correspondente também a imagem inserida no dia 1º de julho de 2021, na encruzilhada do Mercado Central de Pelotas, graças a iniciativa proposta pelo Conselho do Povo de Terreiro de Pelotas para demarcação das tradições afro.

Bará é um orixá que tem o poder de abrir os caminhos, o trabalho e a fartura. A tradição consiste em jogar dinheiro no centro do mercado. Quanto maior for a oferta, maior será o retorno de quem ofertou.

O Brasil é um país que carrega em sua trajetória a presença, a luta e a contribuição dos africanos e negros descendentes em sua cultura. Pelotas, inclui-se nisto, é uma cidade com muita representatividade afro e na religiosidade não seria diferente. Introduzir a cultura afro para o turismo da cidade é valorizar e reafirmar Pelotas como uma cidade negra.

Fonte: Jornal Zero Hora, Pelotas Turismo e Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Pelotas

Imagem: Helena Almeida

#bara #orixa #matriz #africana #religiao #pelotas #afro #turismo #cartao #postal

arrow_back_ios Voltar para Notícias