Blog

Notícias

Capa do blog: Exposição Fantástica Fábrica de Gaiteiros em Pelotas

Exposição Fantástica Fábrica de Gaiteiros em Pelotas

A exposição sobre história da gaita e as curiosidades que envolvem o instrumento estará sendo realizada até o dia 24 de junho, no saguão na Prefeitura Municipal de Pelotas


No dia 08 de junho de 2022, o vice-prefeito Idemar Barz participou da abertura oficial da exposição Fantástica Fábrica de Gaiteiros, que está disponível para visitação no Salão Frederico Trebbi no Paço Municipal. Até o dia 24, a população pode conhecer mais sobre a história da gaita e as curiosidades que envolvem o instrumento. O projeto itinerante compõe as atividades realizadas pelo Instituto de Cultura e Música Renato Borghetti.

Idemar falou sobre o projeto e destacou o interesse em adesão por parte do Município. “Essa é uma grande exposição. Fico muito feliz com a chegada desse projeto a Pelotas. Vamos estudar a possibilidade de criação de mais uma escola de música do projeto também na nossa cidade”, afirmou o vice-prefeito.

A exposição mescla tecnologia e antiguidade, apresentando o processo histórico do acordeão diatônico - conhecido como gaita no Rio Grande do Sul -, e os avanços na produção musical relacionados ao instrumento, como suas versões em diferentes tipos de materiais. Além de artigos e manuais de instrução com o método de aprendizagem musical do projeto, ao longo da exibição, a população pode visualizar, ainda, a obra Quarteto da Fábrica, que apresenta uma banda composta por bonecos em tamanho real, constituídos de madeira e material articulável.

O diretor do projeto, Renato Borghetti, diretor do projeto, falou que percebeu a necessidade de investir na educação musical ao ver a diminuição das fábricas do instrumento no Brasil. “Nós chegamos em um ponto da história brasileira, em que ficamos sem nenhuma fábrica de acordeão no país, o que me acendeu um sinalzinho vermelho. , a gente montou essa exposição, mostrando um pouquinho do que se faz hoje em dia, principalmente na nossa sede, na Barra do Ribeiro, e também nas nossas 16 escolas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina”, afirmou o artista.

A solenidade de abertura da exposição, realizada nas dependências da Prefeitura, contou ainda com apresentação dos alunos da escola do projeto, localizada em Bagé. O secretário de Cultura do Município, Paulo Pedrozo, acompanhou o evento.

Conheça o projeto

A Fantástica Fábrica de Gaiteiros é um projeto desenvolvido pelo Instituto de Cultura e Música Renato Borghetti nos municípios de Guaíba, Barra do Ribeiro, Bagé, Porto Alegre, Butiá, Dom Pedrito, Tapes, São Gabriel, Dom Feliciano, Lagoa Vermelha, Piratini, Santo Antônio da Patrulha, Morrinhos do Sul e Encruzilhada do Sul; e em Santa Catarina nas cidades de Lages e Blumenau. De forma gratuita, a iniciativa visa à formação de crianças e jovens entre 7 e 15 anos.

Além das aulas de música, as 16 unidades do projeto trabalham na fabricação própria das gaitas utilizadas pelos alunos.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Rodrigo Chagas

#gaita #exposicao #musica #instrumento #arte #cultura #pelotas #turismo #gaiteiro #gaiteiros

arrow_back_ios Voltar para Notícias