Blog

Notícias

Capa do blog: Paula prestigia homenagem às doceiras de Pelotas

Paula prestigia homenagem às doceiras de Pelotas

Ato foi realizado pelo Dia da Doceira, instituído pela Lei Municipal nº 6.582/2018 do ex-vereador e atual deputado federal Daniel Trzeciak. Cerimônia ocorreu na 28ª Fenadoce


O Dia da Doceira, instituído em Pelotas pela Lei Municipal nº 6.582/2018, foi comemorado neste ano na 28ª Fenadoce, após os dois anos de restrições causadas pelo coronavírus. Para homenageá-las, uma solenidade reuniu autoridades, dentre elas a prefeita Paula Mascarenhas, na noite de segunda-feira (6). A norma é de autoria do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), na época vereador.

A lei foi assinada por Paula há quatro anos na própria Feira Nacional do Doce e tem o objetivo de preservar a tradição pelotense, considerada patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Pelotas é patrimônio cultural imaterial do Brasil por causa das doceiras e somos muito gratos a vocês, porque nos caracterizam, representam uma tradição e merecem esse reconhecimento. A Fenadoce é um evento característico da cidade, então meu agradecimento por seguirem acreditando em Pelotas e ajudarem nessa retomada, que é um sopro de otimismo e esperança”, destacou a gestora municipal.

Um projeto de lei, também de origem do deputado Daniel, tramita na Câmara Federal, a fim de instituir o Dia Nacional da Doceira. O parlamentar entregou um presente às doceiras que compareceram à cerimônia - uma colher de pau, instrumento muito presente na vida das profissionais.

Temos que preservar todos os dias essa tradição e as receitas que tanto nos orgulham de ser a Terra do Doce. Nossa tradição é, de fato, a nossa vitrine, então precisamos defender nosso patrimônio. Essa é uma data para homenagear homens e mulheres que se dedicam a isso, e também é um momento de reflexão, pois além de defender a cultura e a tradição, estão empreendendo, movimentando a economia e gerando empregos”, afirmou Trzeciak.

Também acompanharam o ato o deputado estadual Luiz Henrique Viana (PSDB), a chefe de Gabinete da prefeita, Kelli Baum, a secretária de Educação e Desporto e representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL), Adriane Silveira, o assessor técnico do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi), Maurício Martins, o conselheiro gestor do CDL, Ênio Ferreira, e a presidente da Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, Simone Bica.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Rodrigo Chagas

#doce #pelotas #tradicao #aniversario #docesfinos #patrimonio #imaterial #patrimonioimaterial #fenadoce

arrow_back_ios Voltar para Notícias