Blog

Notícias

Capa do blog: Entrevista com a influenciadora digital de Pelotas, Manuela Silveira, do Instagram @manuporai

Entrevista com a influenciadora digital de Pelotas, Manuela Silveira, do Instagram @manuporai

A empresária e influenciadora realiza o trabalho de promover a gastronomia da cidade e idealiza projetos tanto para sua empresa, Patron Doux, como no ramo digital.


O trabalho nas redes sociais, em pouco tempo tornou-se uma atividade de muita notoriedade e interessados. Os profissionais neste ramo, denominados influenciadores digitais, utilizam as plataformas digitais, tais como Instagram, Facebook, YouTube, Tik Tok, entre outras, como ferramentas para divulgação dos seus conteúdos. As temáticas são diversas, contudo, a maioria procura se especializar em um ou mais de um nicho.

Os usuários os procuram justamente porque os influenciadores possuem capacidades de inspirar, de interagir e de fornecer informações com entretenimento, comprometimento e boa comunicação, o que aproxima e cria, muitas vezes, laços afetivos do público para com o profissional da conta.

Conversamos em entrevista, com a empresária Manuela da Rosa Silveira, de 21 anos, conhecida no Instagram como Manu, com a conta @svrmanu para dialogarmos sobre seu trabalho na internet. A empreendedora enxergou nas plataformas digitais a oportunidade de alavancar seu negócio, @patron_doux, do qual é CEO, de mostrar suas experiencias turísticas e conhecimento gastronômico, realizando especialmente o trabalho de divulgar a culinária de Pelotas.

Confira a entrevista abaixo:

Pelotas Turismo: Como a gastronomia iniciou na sua vida?

Manuela: Minha vó era salgadeira e meus pais donos do Tia Guta, um dos primeiros salões de festa infantil em Pelotas. Então criei amor pela cozinha pois fui criada dentro de uma. Eu era a “tia gutinha”, a mascote da empresa. Comia salgadinhos e docinhos todos dias.

Pelotas Turismo: Nos conte um pouco da empresa Patron Doux, da qual você é CEO.

Manuela: A Patron começou de uma necessidade, com 16 anos comecei a vender cookies dentro do IFSUL para ajudar na renda familiar. Aos poucos fui crescendo e hoje já temos nosso pequeno espaço de pronta entrega na rua xv de novembro 372. Mesmo que Pelotas seja a cidade do doce, e existam tantas doceiras de mão cheia aqui, há espaço para todo mundo e nossa loja deu um crescimento muito bom nesse ano.

Pelotas Turismo: Como você começou seu trabalho com a internet? E por que trabalhar com as plataformas digitais?

Manuela: Nunca foi uma vontade me tornar influencer, comecei em março de 2020 a mostrar minha rotina como empresária e em maio fiz um diário de viagem em Búzios, ali eu comecei a me identificar com esse tipo de conteúdo. Porém, esse ano em janeiro fui à São Paulo para começar os testes com reviews gastronômicos ganhei mil seguidores em um mês, desde então, temos batido mil seguidores novos por mês e consegui finalmente definir meu nicho como “dicas de experiências” na área de gastronomia, turismo e entretenimento. E comecei a perceber que trabalhando com as plataformas digitais e humanizando o meu perfil, conseguiria converter em vendas no meu trabalho, minha profissão: doceira.

Pelotas Turismo: Como está sendo a experiência de influenciadora digital?

Manuela: Desafiadora. Quanto mais chegam novos seguidores, mais exposta estou a receber comentários negativos. Mas estou me preparando psicologicamente para lidar com isso, porque representa menos de 1% do que recebo diariamente no meu perfil. Meus seguidores são bem carinhosos e apoiam muito meu trabalho.

Pelotas Turismo: Ao preparar os conteúdos para os seus seguidores, o que você mais leva em consideração durante a criação?

Manuela: Sinceridade, acima de tudo. Hoje não é mais hobbie e sim trabalho. Então quando fecho contrato com as empresas, tenho algumas cláusulas que protegem tanto a minha integridade quanto a delas. Acho que por isso meu trabalho tem sido tão procurado, as dicas de experiências que dou aqui são 100% verdadeiras e os meus seguidores sempre agradecem as recomendações.

Pelotas Turismo: Você se inspira em alguém?

Manuela: Sim! Na força e garra da minha mãe e do meu pai, eles nunca me incentivaram a empreender, mas isso tá no sangue, né? Não me vejo em nenhuma outra área, mesmo sendo técnica em edificações. E na área da confeitaria minha inspiração maior é a Levain Bakery e também a Roberta, da Adote um Doce de rio grande!

Pelotas Turismo: Como você se preparou para trabalhar com as redes sociais?

Manuela: Tudo foi muito natural, comecei só eu e o celular, compartilhando meu dia a dia. Mas hoje já investi em um celular melhor, câmera profissional e em breve quero comprar mais equipamentos para profissionalizar cada vez mais.

Pelotas Turismo: Você administra suas redes sociais sozinha ou possui uma equipe?

Manuela: Comecei sozinha, mas no momento que virou um trabalho realmente, contratei a @brunaddmg que é minha social media e a @julieorestes que é minha contadora.

Pelotas Turismo: As marcas te procuram ou você seleciona os estabelecimentos dos quais quer conhecer e divulgar?

Manuela: Os dois. Geralmente vou em estabelecimentos que já conheço ou que são muito bem indicados, justamente pela credibilidade.

Pelotas Turismo: Você pretende futuramente expandir seu conteúdo para outros segmentos ou continuará nesta mesma área?

Manuela: Sim! Já é um projeto ser um perfil de divulgação geral de produtos/serviços/espaços na nossa cidade, para abranger diversas áreas. Já estou sendo procurada por bairro planejado, lavanderia, ótica e etc!

Pelotas Turismo: Quais são seus futuros projetos?

Manuela: Trabalhar com viagens, quero fechar parceria com agências e produzir conteúdo disso. Também quero criar uma cozinha bem “instagramavel” para gravar conteúdo de receitas. E em menos de 1 ano teremos uma surpresa da Patron Doux em Pelotas, que será um sucesso na nossa cidade.

Fonte: Pelotas Turismo 

arrow_back_ios Voltar para Notícias