Blog

Notícias

Capa do blog: Série documental produzida por jornalista valoriza a cultura negra no RS

Série documental produzida por jornalista valoriza a cultura negra no RS

"Nação Preta" retrata as diferentes formas culturais em municípios gaúchos


A série documental 'Nação Preta do Sul - pela valorização da cultura negra no Estado' busca retratar as diferentes formas de cultura negra no Rio Grande do Sul. Para tanto, a equipe percorreu sete municípios gaúchos. Os capítulos já estão disponíveis no canal 'TV Nação Preta' no YouTube. Futuramente, será lançado um documentário longa-metragem, com o objetivo de ser apresentado em festivais e emissoras de televisão.

Canguçu, Jaguarão, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Rio Pardo e Santa Vitória do Palmar foram as cidades visitadas pela equipe da produção. Nela, foram colhidos cerca de 50 depoimentos de diferentes profissionais, como artistas, historiadores, gestores públicos, líderes comunitários, produtores culturais, professores, quilombolas e religiosos. A união das vivências destes personagens que trabalham pela elevação da cultura negra gera a reflexão sobre o enfrentamento das diferenças, o legado e a resistência.

A produtora executiva do projeto e do canal, Gabriela Barenho, acredita que o negro gaúcho se identificará nos vídeos. Dentre os momentos marcantes, ela destaca o encontro em Canguçu com um grupo de mulheres quilombolas, que contam suas histórias por meio do artesanato e da confecção de bonecas. "Viajar quilômetros por estradas de terra, enfrentando muitas adversidades para enfim encontrá-las é como achar um pote de ouro no final do arco-íris depois da tempestade", diz.

Filha da jornalista e criadora do 'Programa Nação' - documentário semanal com a temática negritude que foi exibido na TVE -, Vera Cardozo, a radialista Gabriela acredita que os vídeos contribuem para reconstituir uma historiografia oficial, que relativiza a presença do povo negro e até mesmo o processo de escravização no Estado. Contemplado no Edital Sedac nº 09/2020 - Produções Culturais e Artísticas (Lei Aldir Blanc), o projeto foi realizado em sete meses, com o apoio da produtora Antro de Criação.

Fonte: Coletiva.Net

Foto: Fernando Ramos

#cultura #negra #serie

arrow_back_ios Voltar para Notícias