Blog

Notícias

Capa do blog: Oficina de teatro abre inscrições para crianças e adultos

Oficina de teatro abre inscrições para crianças e adultos

Cursos, que começam em maio, terão duração de três meses


Depois de um ano sem encontrar com os alunos, a Você Sabe Quem Cia de Teatro retoma esse contato por meio das oficinas de teatro, mas desta vez em um novo formado, o virtual. A partir de 1º de maio ocorrerão dois cursos: Intensivo de Teatro e Teatro Infantil. As atividades estão programadas para ocorrer nos sábados, das 10h até as 12h, pela plataforma virtual, Google Meet, onde os alunos terão espaço de aprendizagem e prática.

A companhia foi criada em 2013 e desde 2014 os atores realizavam oficinas e cursos em parceria com a Bibliotheca Pública Pelotense (BPP). Nesse período alguns alunos se utilizavam bolsas, concedidas pela própria Bibliotheca para que o projeto tivesse maior alcance possível. Com o inicio da pandemia em março do ano passado esses encontros foram suspensos.

Para o ano em que a VSQ completou o sétimo aniversário os atores Thalles Echeverry, Evelin Suchard, Aline Cotrim e Diego Carvalho, planejavam remontar sete espetáculos do repertório, mas esse projeto também foi interrompido. "Fizemos tudo de forma virtual, apenas para demonstrar que a gente ainda tava ali, porque a gente entende que precisávamos ser vistos para mantermos o trabalho de formação de público", conta o ator e professor Diego Carvalho.

Desde o começo a companhia tem batalhado para ajudar na formação de plateia e, mesmo sem apresentações presenciais, os atores têm mantido esse objetivo. "Para que as pessoas pudessem enxergar e se mantivessem como consumidores de arte e cultura." Nesse sentido o grupo apresentou experimentos virtuais com montagem de peças e até de uma rádio novela.

O 2020 foi também para se dedicar à montagem de projetos para os editais que surgiram, especialmente com a Lei Aldir Blanc. Porém este ano os atores perceberam uma diminuição desse tipo de nanciamento. "A Lei Aldir Blanc foi maravilhosa, nos deu um suporte bom. Mas agora a gente está num momento em que não se vê muita
perspectiva de apoio para o setor cultural."

Dessa forma as oficinas virtuais surgem como meio de reencontro com os alunos e também como forma de suporte financeiro. "Essencial para que os coletivos culturais
possam manter-se neste período tão singular que vivemos."

Informações e inscrições

Com o início previsto para o primeiro dia de maio, a oficina terá duração de três meses de muito teatro, avisam. Para quem estiver interessado, a mensalidade é de R$60,00 a ser paga por pix, transferência ou boleto bancário. Mais informações e link de inscrição podem ser obtidos pelo e-mail da cia.

Normalmente o curso da VSQ tem média de 200 horas e é ministrado ao longo do ano, neste novo formato a ideia é concentrar conteúdo e fazer encontros de duração mais curta. "O meio virtual é mais complexo e a gente sabe que o pessoal já tá fazendo trabalho, faculdade de forma remota, por isso optamos pelos três meses para que a pessoa possa experimentar de uma forma bem pontual", diz Diego Carvalho.

A oficina de Teatro Infantil foi pensada para crianças de oito a 12 anos, com o objetivo de apresentar a linguagem teatral através de uma abordagem divertida e leve, que preze a descontração dos alunos. "Vamos buscar mais a brincadeira, os jogos, a criação, a improvisação." A ideia é sensibilizar para esse fazer artístico, criando uma proximidade com a linguagem.

O Intensivo de Teatro, para um público com idade acima de 13 anos, será voltado para experimentação teatral e construção de personagem. Os alunos irão ter ter um imersivo trabalho de construção de personagem. Após os três meses de oficina será realizada uma mostra virtual destas criações que resultará em um pequeno espetáculo. "A gente pretende, mas deixamos em aberto, a ideia é fazer apresentações virtuais mostrando aquilo que foi construído durante essas oficinas."

Fonte: Ana Cláudia Dias - DP

Foto: Divulgação

#teatro #oficina #infantil

arrow_back_ios Voltar para Notícias