Blog

Notícias

Capa do blog: Foi transmitido o segundo encontro do evento “Cicloturismo como Estratégia para Desenvolvimento de Territórios”

Foi transmitido o segundo encontro do evento “Cicloturismo como Estratégia para Desenvolvimento de Territórios”

Penúltimo dia do workshop online


No mês de abril está acontecendo o evento online “Cicloturismo como Estratégia para Desenvolvimento de Territórios”, em formato de workshop, em três encontros. O segundo encontro aconteceu na última quinta-feira, 22/04, e o próximo está marcado para o dia 29 de abril.

Na segunda reunião foi tratado o arranjo produtivo do cicloturismo na região da Serra dos Tapes através da indentidade e mapeamento do território, analisando também as potencialidades e estratégias integradas de desenvolvimento do cicloturismo.

A importância do cicloturismo também foi relembrada, atividade que articula e envolve outros segmentos como o turismo rural, ecoturismo, turismo cultural e gastronômico, além de gerar benefícios econômicos mais duradouros para a comunidade receptora que o turismo tradicional.

A tendência ao crescimento do cicloturismo foi explicada, fenômemo que ocorre devido a maior acessibilidade à pratica de ciclismo, comprovação médica dos benefícios a saúde física e mental e do crescimento do cicloativismo, movimento social engajado em defender os direitos do ciclista e promover a bicicleta como meio de transporte. 

Foi aprensentado também o Programa Inovação e Ensino no Pedal, programa criado em parceria com a prefeitura e o Parque Tecnológico, que pretende elaborar iniciativas de incentivo ao uso da bicicleta.

Por fim, o apresentador do evento, Leandro Karan, frisou os elementos básicos para uma oferta efetiva de cicloturismo: sistema viário, sinalização, hospedagem, transporte, alimentos e bebidas e serviços de suporte. 

Foto: Divulgação

#worshop #ciclismo #cicloturismo

arrow_back_ios Voltar para Notícias