Blog

Notícias

Capa do blog: Deputado propõe que Café Aquários seja interesse cultural do RS

Deputado propõe que Café Aquários seja interesse cultural do RS

Conheça a história da cafeteria


Tomar um cafezinho faz parte da cultura brasileira, país que é tradicional produtor. Toma-se café de diversas formas: em casa no café da manhã e na recepção de amigos, em restaurantes após o almoço e nas milhares de lanchonetes e cafeterias que existem no país.

O Café Aquários, localizado no centro do município de Pelotas é uma famosa e histórica cafeteria, sendo um dos principais pontos de encontro dos pelotenses e visitantes de fora da cidade. “O Aquários é um dos símbolos de Pelotas, inclusive, reconhecidos pela Lei Municipal, que declarou como integrante do patrimônio histórico e cultural de Pelotas”, lembrou o deputado estadual Zé Nunes (PT), autor do Projeto de Lei nº 67/21, que prevê que o Café seja interesse cultural do RS. “Quem passa pela rua vê uma aglomeração (não em tempos de pandemia) de clientes que conversam e leem jornal. Na pauta, as notícias do dia, especialmente sobre política e os times de futebol de Pelotas. Será uma homenagem a Pelotas, pois o estabelecimento tem relevância histórica e cultural para a cidade”, completou.

História

A cafeteria passou a se chamar de Café Aquários em 1942, quando passou a ocupar o local que atualmente está localizado, no andar térreo do edifício Palácio do Comércio, da Associação Comercial de Pelotas. Antes se chamava Café Nacional e era situado em outro endereço, na rua Marechal Floriano. A denominação Aquários foi devido a ser envidraçado, característica estética que mantém até hoje.

Local de conversas entre amigos, a cafeteria tornou-se um tradicional ponto de sociabilidade masculina, mas foi ampliando a participação feminina e diversificando o público ao longo dos anos. Funciona de segunda a segunda, onde vai mudando o público. Há casos de várias gerações, como o avô, pai, filho e neto, frequentando o estabelecimento. “Trata-se de um tradicional ponto de encontro da cidade, especialmente, empresários, intelectuais, artistas, estudantes, aposentados, comerciários, turistas“, disse o petista.

Fonte: Diário da Manhã

Foto: Divulgação

#cafe #aquarios #cultura

arrow_back_ios Voltar para Notícias