Blog

Notícias

Capa do blog: Coletivo Meiaoito seleciona artistas locais dispostos a pesquisar sobre o teatro

Coletivo Meiaoito seleciona artistas locais dispostos a pesquisar sobre o teatro

Objetivo é pensar a parte teórica do teatro enquanto as apresentações presenciais se encontram suspensas


O coletivo pelotense Meiaoito está com inscrições abertas para selecionar sete pessoas interessadas em formar um núcleo de pesquisa para 2021. O Meiaoito surgiu em 2017 com o intuito de criar um espaço de troca entre os artistas locais dispostos a pesquisar
sobre o teatro contemporâneo. Atualmente, o Meiaoito é formado por Alice Buchweitz, Brenda Seneme, Cauã Kubaski, Cristal Obelar, Lizi Fonseca, Taís Galindo e Lucas Galho. A atuação do grupo, eles explicam, funciona com flutuação entre as atividades de criação - direção, atuação, iluminação - onde cada artista ocupa as funções que mais lhe interessam no momento.

A abertura dos encontros para a comunidade se deu pela necessidade que o grupo encontrou de encontrar pessoas interessadas em estudar a teoria do teatro e em entender a importância de aliá-la à prática. “Esse momento é necessário para que quando voltarmos às atividades presenciais, todos estejam alinhados em relação a teoria e a pesquisa que é desenvolvida dentro do grupo e consigam aplicá-la nos processos de experimentação e criação teatral”, justicam em conjunto Lizi Fonseca, Lucas Galho e Taís Gallindo, que formam o núcleo de pesquisa do Meiaoito. “O grupo surgiu e tem como um dos pilares a troca entre artistas de diferentes áreas, e acreditamos que abrir o grupo para o público em geral é o modo de encontrar artistas que ainda não tivemos contato, mas que estão buscando um lugar para trocar conhecimentos e experiências”, complementam.

As atividades a serem desenvolvidas pelo núcleo de pesquisa do grupo estão divididas em três blocos. No primeiro, o foco será a encenação contemporânea. O segundo
abordará a dramaturgia do mesmo período e o terceiro terá como foco o espectador e a imagem. Os blocos vão contar com a leitura de livros específicos e ao final da leitura e discussão haverá a participação de um prossional da área para dialogar sobre o assunto. Foi determinado o total de sete novos participantes com pensamento no melhor aproveitamento do tempo e direcionamento nos debates.

Paralelo à denição do núcleo de pesquisa, o Meiaoito trabalha atualmente na montagem do espetáculo OSLO, do dramaturgo portugês Mickaël Oliveira, com previsão de estreia para agosto. Também está nos planos do grupo a publicação da segunda edição da revista Ornitorrinco - bem como estabelecê-la com edições periódicas. “classe artística é uma das que foi mais atingida pela pandemia. Estamos sem conseguir trabalhar desde o início e ainda sem perspectiva de volta. Como o teatro é, em essência, a arte do encontro, nesse momento em que estamos privados desse que é o nosso principal meio de trabalho, estamos desenvolvendo projetos com muita cautela, nos movimentando como podemos e sempre nos adaptando às constantes mudanças que a pandemia provoca na nossa rotina. Portanto, pedimos que a sociedade pelotense entenda esse momento difícil pelo qual estamos todos passando e que assim que possível, valorize os artistas locais, apoie suas produções, vá assistir aos espetáculos”, finalizam.

Inscreva-se
As inscrições são feitas através do formulário presente aqui.

Fonte: Leon Sanguiné - DP

Foto: Thamires Seus - DP

#teatro #pesquisa #coletivo

arrow_back_ios Voltar para Notícias