Blog

Notícias

Capa do blog: Mister Negrinho comemora 5 anos com live nesta quinta-feira

Mister Negrinho comemora 5 anos com live nesta quinta-feira

Prefeitura é apoiadora do personagem criado por Eduardo Amaro, que interage com turistas do mundo todo no Mercado Central


A Prefeitura de Pelotas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdeti), apoia a live “Papo de Anjo, Negrinho e Branquinho: do turismo de cultura e de educação”, que será realizada nesta quinta-feira (18) em comemoração aos cinco anos de criação do “Mister Negrinho, o docinho que virou gente”, personagem do agente cultural e artesão Eduardo Amaro. Três secretários municipais participam da live, que ocorre das 19h às 20h via Skype, com transmissão pela página do Facebook do Mr. Negrinho.

Amaro adianta que estará “no personagem” durante a live, que também apresentará o teaser do documentário “Cartão Postal Virtual”, produzido pela Dimensio Design e Tecnologia, que celebra os cinco anos do Mister Negrinho e presta uma homenagem à sua mãe, a mestra griô Sirlei Amaro (de 12/01/1936 a 28/10/2020). “Minha filha Vitória, de 9 anos, era muito apegada a ela e protagoniza esse vídeo onde interpreta a avó quando criança, em uma história narrada pelo Mister Negrinho”, antecipa.

A live será mediada por Fabiana Menini do Instituto Trocando Ideias, de Porto Aegre. Também participam, como convidados: a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira; o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo; o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella; a diretora de Turismo da Sdeti, Lizandra Cardoso; e da empresa Dimensio Design e Tecnologia, Beatriz Gioielli e Gabriel Maciel.

Amaro vendia produtos artesanais feitos por ele, no Mercado Central, quando Helenira Brasil, gerente de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura (Secult) apontou: “Pelotas precisa de um personagem”. “Depois uma outra pessoa disse a mesma coisa e eu fiquei pensando naquilo por dias. Um dia, ao preparar um chocolate, me respingou na pele, que se vestiu de ideia: um docinho que vira gente. Daí não parei mais de criar...” Assim nascia o Mister Negrinho, primeiro personagem a ter um certificado de nascimento registrado no Escritório de Direitos Autorais (EDA) da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Amaro diz que Mister Negrinho tem identificado a presença de turistas do mundo inteiro em Pelotas. “Japão, Egito, Grécia, Canadá, Noruega, Austrália, Marrocos... é só nomear o país, o Mister Negrinho já conheceu alguém de lá. Ele se aproxima, interage com as pessoas, entrega postais, muitos querem tirar fotos.

Em 2019, o jornalista Carlos Cogoy se referiu ao Mister Negrinho como o “Embaixador do Turismo Pelotense”. No mesmo ano, a Câmara Municipal de Pelotas concedeu a Eduardo Amaro, Mr. Negrinho o título de Cidadão Emérito.

Fonte: Joice Lima - Ascom Prefeitura de Pelotas

Foto: Divulgação Mr. negrinho

#live #misternegrinho #personagem

arrow_back_ios Voltar para Notícias