Blog

Notícias

Capa do blog: Gravações do curta-metragem “Além da Fronteira” ocorreram esse mês em Pelotas

Gravações do curta-metragem “Além da Fronteira” ocorreram esse mês em Pelotas

Filme financiado pela Lei Aldir Blanc aborda o muticulturalismo que se estabelece nos limites entre Brasil e Uruguai


O que são fronteiras? A resposta para esta ampla pergunta está no filme Fronteriz@s, um projeto desenvolvido a muitas mãos e que reúne diferentes olhares sobre o multiculturalismo do território de integração da fronteira Brasil/Uruguai. O filme é composto por cinco curtas-metragens, gravados em Santa Vitória do Palmar/Chuy (Milonga lejana), Jaguarão/Río Branco (Casa de Rio), Pelotas (Além da fronteira), Bagé (La Sociedad) e Livramento/Rivera (Peregrinus). 

É pelas ruas no bairro Simões Lopes, em Pelotas, que ocorreram as gravações do curta-metragem Além da fronteira, do diretor Alexandre Mattos Meireles. O filme conta a história de Edmilson, um jovem que perde a esposa e precisa enfrentar a difícil tarefa de criar sozinho a filha Clara, de 11 anos. As gravações se encerraram nesse mês de março.

Hoje diretor e roteirista, Alexandre ficou conhecido em Pelotas quando protagonizou Marcovaldo, em 2010, pela Moviola Filmes. "A gente procurou evidenciar, dentro dessa narrativa, várias camadas que envolvem a relação de um pai com uma filha. Ele ainda jovem, vivendo o desemprego e as poucas perspectivas, que também reflete numa diculdade no contexto da relação dos dois", já adianta o diretor, que também escreveu o roteiro em conjunto com Adry Silva.

Sem alternativas e desempregado, a fragilidade na relação com a filha se complica por problemas com álcool. É no Uruguai e na construção civil que Edmilson vê a oportunidade de reconstruir uma vida nova. A história toda é ambientada no período anterior à pandemia. "É uma história de amor. A gente se questionou bastante quando escrevia. Até onde vai o amor de um pai pela filha?", comenta Alexandre.

Edmilson é interpretado por Hilton Oliveira, ator porto-alegrense que participou das séries Amizades de Outono e O protetor. O papel de Clara será desempenhado pela
própria filha do diretor do lme, Clara Lua Pinhatti Meireles, de 10 anos.

O filme ainda conta com Cintia Langie como assistente de direção, Felipe Campal como diretor de fotograa, Davi Batuka no som direto e desenho de áudio, direção de arte de Daniela Pinheiro. Renata Wotter assina a produção executiva. Em função da pandemia, todos membros da equipe foram testados para a Covid-19 antes de iniciarem as gravações.

Como assistir?
Fronteriz@s tem estreia prevista para abril, através do canal do YouTube. Enquanto isso os bastidores das gravações podem ser acompanhados pelas mídias sociais do projeto. O projeto é assinado pela Sociedade Independente Cultural e realizado com recursos da Lei Aldir Blanc através do edital de Produções Culturais e Artísticas, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura. Clique para acessar o Youtube, Facebook ou Instagram do projeto.

Fonte: Diário Popular

Foto: Daniela Pinheiro - DP

#filme #gravaçoes #fronteiras

arrow_back_ios Voltar para Notícias