Blog

Notícias

Capa do blog: Prefeita Paula Mascarenhas discute turismo náutico com secretário estadual de Turismo

Prefeita Paula Mascarenhas discute turismo náutico com secretário estadual de Turismo

Gestores detalharam projetos para execução em parceria entre Município e Estado


A prefeita Paula Mascarenhas se reuniu, nesta segunda-feira (4), com o secretário estadual de Turismo em exercício, Luiz Fernando Rodriguez Júnior, para discutir a integração de Pelotas em projetos para a construção de uma rota de turismo náutico, incluindo Rio Grande e outras cidades da região. Júnior trouxe o convite para que Pelotas passe a integrar a Câmara Temática de Turismo Náutico proposta durante a reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Conforme o gestor, a ideia é que Pelotas e Rio Grande atuem em conjunto na construção de um roteiro de opções e atrativos para os cruzeiros que passam pela costa gaúcha, além dos que já atracam na cidade vizinha.

Conforme a prefeita, que também preside a Associação dos Municípios da Azonasul, a proposta da Câmara Temática está em sintonia com os projetos da região, em que se estuda a criação de uma agência de desenvolvimento regional e que o turismo é uma importante alternativa de crescimento para a zona sul.

"A grande novidade trazida pelo secretário, sobre consolidar a Câmara e fomentar o turismo náutico com a chegada de turistas pelo porto de Rio Grande, é um impulso tanto para empresários do setor quanto para a gestão pública. Essa cooperação pode acelerar o desenvolvimento regional, dada a riqueza e diversidade que nossa região oferece. Estamos entusiasmados em unir forças com Rio Grande nesta Câmara, representando e contribuindo com nossa região, na expectativa de tornar esse projeto uma realidade em breve", destacou Paula.

A Câmara Temática do Turismo Náutico será formalizada em encontros que devem ser agendados ainda para o mês de março. Este espaço de discussão foi criado durante a 9ª edição do Cosud, realizado no ano passado em São Paulo. O consórcio reúne os sete estados do sul e sudeste: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo que deliberam políticas públicas de interesse comum.   

Junto do secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, também acompanharam a reunião no paço Municipal a diretora de promoção do Turismo do Estado, Cláudia Mara Borges; o diretor adjunto de Qualificação da Setur, Henrique Leites; o coordenador de Assistência Técnica da pasta, Paulo Mantovani.

Fonte/Imagem: Prefeitura Municipal de Pelotas

#turismo #prefeitura #náutico #pelotas #cruzeiros

arrow_back_ios Voltar para Notícias