Blog

Notícias

Capa do blog: Roteiros na Costa Doce Gaúcha: Do Violino à Estância

Roteiros na Costa Doce Gaúcha: Do Violino à Estância

Experiência que oferece história, música, natureza e cultura em São Lourenço do Sul


As belezas naturais de São Lourenço do Sul, margeado pela Laguna dos Patos, já são conhecidas por milhares de turistas que fazem a população do município dobrar na temporada de verão. Agora, uma nova opção de passeio promete conquistar os apaixonados pelo Rio Grande do Sul. O roteiro do Violino à Estância inclui história, música clássica e nativista, natureza, gastronomia típica e danças folclóricas.

O diferencial da experiência é percebido desde o início. Os visitantes serão apanhados em um ônibus da década de 70, totalmente original, que circula pelas ruas da cidade e já é conhecido pelos moradores locais. A primeira parada é nas margens do Arroio São Lourenço, onde fica atracada a escuna Vento Negro. A bordo da embarcação, construída nos estaleiros de São Lourenço do Sul, o grupo vai navegar pelas águas do Arroio.

Neste momento começa uma das partes mais emocionantes do passeio. Contemplando o pôr do sol de um ponto de vista privilegiado, os visitantes vão apreciar um concerto com um violinista. O instrumento foi escolhido porque faz parte da história do Rio Grande do Sul, trazido para cá pelos padres jesuítas que vieram com a missão de catequizar os índios. A escuna transporta o grupo até a Fazenda do Sobrado.

A propriedade pertenceu a Anna Joaquina Gonçalves da Silva, irmã de Bento Gonçalves, um dos líderes da Revolução Farroupilha. Segundo historiadores, Don’Anna reunia todas as mulheres da família na estância, que também serviu como quartel general de Bento Gonçalves e abrigo a Giuseppe Garibaldi. É neste ambiente de arquitetura preservada, onde muito se decidiu sobre o futuro do estado, que será servido um jantar tipicamente gaúcho. Um violeiro, um gaiteiro, uma prenda e um peão farão uma apresentação para encerrar a noite com chave de ouro.

O roteiro do Violino à Estância ocorre de sexta a domingo mediante agendamento prévio, com duração de aproximadamente 4 horas. Está incluso no pacote: transfer de saída e chegada dos hotéis e pousadas (ponto de encontro); passeio de escuna com música ao vivo (violino); breve explicação e passeio no interior da Fazenda do Sobrado; jantar típico com bebidas (vinho colonial, cerveja, suco, água); show de músicas e danças tradicionalistas. Mais informações sobre a experiência podem ser adquiridas com Fabiane Peters da Agência Novo Destino Viagens no telefone (53) 98473 1975 ou pelo e-mail novodestinoviagens@gmail.com.

Fonte: Portal Viva o RS

Foto: Divulgação Agência Novo Destino Viagens

#roteiros #costadoce #sãolourenço

arrow_back_ios Voltar para Notícias