Blog

Pelotas

Capa do blog: Patrimônios de Pelotas: Praça José Bonifácio

Patrimônios de Pelotas: Praça José Bonifácio

A praça dá nome ao Setor 1 do Conjunto Histórico da cidade


O Conjunto Histórico de Pelotas, dividido em sete setores, é patrimônio cultural tombado pelo IPHAN. O primeiro deles engloba a Praça José Bonifácio e seus arredores, marco zero da cidade. No entorno da praça, estão protegidos por tombamento a Catedral São Francisco de Paula, seis residências (entre elas, a antiga residência de Iolanda Pereira, Antônio José Torres e Miguel Barcellos), o canalete na rua General Argolo, a Casa Canônica (Bispado de Pelotas) e o prédio do Colégio Gonzaga. Saiba mais sobre alguns desses patrimônios e as personalidades que ali viveram:

Praça José Bonifácio: construída em 1812 sob o nome de Praça da Matriz em função da localização da primeira igreja, foi rebatizada de Praça Princesa Isabel e após, Praça Quinze de Novembro, até que, em comemoração ao centenário da Independência, em 1922, passou a se chamar Praça José Bonifácio, em homenagem ao cientista e político de papel essencial na Independência do Brasil.

Catedral São Francisco de Paula: primeira igreja da cidade, fundada em 1812, recebeu a doação da imagem do padroeiro no ano seguinte, que ainda segue no altar. Foi concluída em 1853, e em 1910 recebeu o título de Catedral. Em 1948, vieram da Itália os renomados artistas Aldo Locatelli e Emílio Sessa, cujas pinturas embelezam a catedral até os dias de hoje, na Praça José Bonifácio, nº 15.

Yolanda Pereira: a pelotense foi a primeira brasileira a ganhar o título de Miss Universo; por ter sido uma edição ocorrida paralelamente no Brasil, a miss não é reconhecida oficialmente pela Miss Universe Organization, mas foi muito querida pelos pelotenses e recebeu um monumento em sua homenagem, localizado na Praça Coronel Pedro Osório. Yolanda residia na praça José Bonifácio, nº 1.

Antônio José Torres: construiu a primeira residência de Pelotas, onde morava com sua família. Ali, na praça José Bonifácio, nº 201, ocorreram as primeiras decisões sobre a formação da cidade, como por exemplo, onde ficaria a igreja e os limites do município. A casa está de pé há mais de dois séculos, e ainda preserva sua fachada em estilo colonial.

Miguel Barcellos: foi um político pelotense no século XIX, eleito vereador, deputado e conquistando a vice-presidência da Província do Rio Grande do Sul em 1884. Também há um monumento em sua homenagem, igualmente localizado na Praça Coronel Pedro Osório. Miguel Barcellos residiu na rua Miguel Barcellos, nº 563.

#patrimônio #setor1 #praça

arrow_back_ios Voltar para Pelotas