Blog

Pelotas

Capa do blog: Patrimônio da Semana: Dia da Doceira

Patrimônio da Semana: Dia da Doceira

No dia 06 de junho comemora-se o Dia da Doceira em Pelotas. Profissionais desempenham o trabalho culinário há tanto anos, contribuindo para a cultura, o turismo e a imagem da cidade


Dia da Doceira – 06 de junho

No dia 15 de maio de 2018, as Tradições Doceiras de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul foram consideradas Patrimônio Cultural do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em Brasília, através da solicitação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL) e da Secretaria de Cultura de Pelotas. Este registro reconhece que os saberes das culinárias dos doces finos e rurais de Pelotas perpassam gerações e possuem valores simbólicos para a história e desenvolvimento econômico da cidade.

Os doces de Pelotas se estabeleceram como uma das imagens mais representativas da cidade, tornando o município reconhecido como “Terra do Doce”. Tem memória, tradição, cultura, emoção. Gera empregos e renda, envolvimento familiar e são tema do maior evento da cidade Feira Nacional do Doce (Fenadoce), que surgiu em 1986.

Estes saberes reconhecidos como patrimônio permanecem vivos na cultura de Pelotas, principalmente devido as doceiras. São graças aos seus trabalhos, realizados com maestria e dedicação que os doces finos estão presentes até hoje nas casas, nas festas, nos aniversários, nos eventos, nos cultos religiosos e no comércio.   

O Dia da Doceira, comemorado no dia 06 de junho, foi instituído pela Lei Lei 6.582/2018, cujo projeto é de autoria do deputado federal Daniel Trzeciak, vereador à época. A Lei foi assinada na própria Feira Nacional, pela prefeita Paula Mascarenhas, parte do pressuposto em valorizar este saber e do trabalho das doceiras desempenhado há tantos anos. Um projeto de lei, também de origem do deputado Daniel, tramita na Câmara Federal, a fim de instituir o Dia Nacional da Doceira. O parlamentar entregou um presente às doceiras que compareceram à cerimônia (Diário da manhã Pelotas, 2022)

Fonte: Diário da Manhã Pelotas , Prefeitura de Pelotas, UFPel, Iphan

Imagem: Roberto Dias

#doces #doce #finos #tradicao #familiar #turismo #pelotas #culinaria #gastronomia #terradodce #fenadoce

arrow_back_ios Voltar para Pelotas