Blog

Pelotas

Capa do blog: Patrimônio da Semana: Catedral Metropolitana São Francisco de Paula

Patrimônio da Semana: Catedral Metropolitana São Francisco de Paula

Os estilos barrocos e renascentistas se destacam nas estruturas e tornam a Catedral rica em detalhes e decoração


A Catedral São Francisco de Paula está localizada na área central do município, na Praça José Bonifácio nº15. Sua imponência refere-se à sua exuberância arquitetônica no estilo barroco, que faz com que a igreja seja requisitada não somente para atos religiosos, como turísticos.

Seu desenvolvimento iniciou-se em 1812, quando discutia-se qual a melhor área para sua construção. Em 1813, construiu-se e finalizou-se a primeira igrejinha com sua primeira procissão, tendo como pároco Felício Joaquim da Costa. A edificação estava em uma projeção modesta, como uma capela constituída de uma nave sem torres e sacristia. No ano de 1826, a igreja foi atingida por um raio, precisando ser reconstruída neste mesmo ano. Nesta construção, implementou-se um novo templo, tendo o término desta obra em 1828. 

Após a Revolução Farroupilha em 1846, em um ato de solenidade com presenças de Dom Pedro II e a Imperatriz, colocou-se então uma pedra fundamental. Neste período, cogitaram alterar o local da igreja matriz, entretanto, esta ideia foi modificada, retornando para a resolução inicial, da qual a igreja matriz. 

Em 1915, houve sua terceira ampliação com um prédio com dois pavimentos, para servir como salão paroquial. No início da década de 30, executou-se outra reforma que aumentou o espaço para capacidade de 1700 pessoas. Nesta obra, as janelas foram substituídas por vitrais com passagens bíblicas. A catedral apenas assumiu a configuração da qual possui atualmente em meados de 1947, quando foram construídas a cripta e a grandiosa cúpula (desenho do arquiteto Roberto Offer, de 1847), pelo arquiteto Victorino Zani. (Biblioteca, IBGE) 

Neste mesmo período, no ano de 1948, por solicitação de Dom Antônio, vieram de Bérgamo, Itália Aldo Locatelli e Emílio Sessa, mestres da pintura sacra, além de Adolfo Gardoni, estucador e dourador. O admirável altar-mor, o piso, a balaustrada e os dois púlpitos, foram construídos na Itália, chegando em Pelotas no Ano Santo de 1950. As estações da via-sacra são pinturas originais sobre tela, oriundas da França. (Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula). 

Vários estilos foram utilizados pelo pintor Aldo Locatelli: renascentista, na composição, perspectiva, “sfumato” (sombreados), maneirista, complexidade das posturas, graça, forma serpentinada, variedade dos aspectos do corpo, barroco, força na ação, combinação de luminosidade e dramaticidade, iluminação em diagonal. (Gaudiumpress)

A igreja recebe visitação de Segunda-feira a Sexta-feira das 10h às 18h e aos Sábados 10h às 18h. Suas missas acontecem de Segunda a Sexta às 18h, nos Sábados às 17h e aos Domingos às 09h, 10h30min e 18h.

Fonte: IBGE, Mapio.Net, Gaudiumpress, Facebook Catedral Pelotas, O fio da navalha

Imagem: Mapio.Net, Gaudiumpress, Facebook Catedral Pelotas, Wikipédia e O fio da navalha

#catedral #metropolitana #sao #francisco #de #paula #pelotas #turismo #igreja #catolica #arquitetura #pelotasturismo 

arrow_back_ios Voltar para Pelotas