Blog

Pelotas

Capa do blog: Patrimônio da Semana: Praça Coronel Pedro Osório

Patrimônio da Semana: Praça Coronel Pedro Osório

A praça possui participação relevante para o lazer e o turismo da cidade


Locais públicos projetados para o lazer são importantes para todos os cidadãos, pois possibilitam para aos residentes e aos visitantes, espaços recreativos, sociais e inclusivos. Este pensamento é fortalecido especialmente devido à carga horária de trabalho no século XXI, em que momentos livres de obrigações profissionais tornam-se pequenos e atividades de lazeres cada vez mais caras. Neste sentido, uma cidade que propicia espaços públicos destinados às atividades recreativas realiza então, no que tange à Constituição da República Federativa do Brasil em seu artigo 6°, a obrigação de proporcionar o direito ao lazer para todos.

Neste contexto, a cidade de Pelotas possui o privilegiado de ter, na sua área central do município, a Praça Coronel Pedro Osório, que abriga, desde sua construção até os diais atuais, a relevância participativa na sociabilidade, na história e na vida dos pelotenses. 

Sua construção inicia-se em 1832, simultaneamente com o segundo loteamento da cidade, no século XIX. Inicialmente, possuia características simples e a presença de um pelourinho (antigo lugar para castigar escravos e criminosos durante o período colonial). Após 1873, foi substituído para instalação do chafariz As Nereidas, com o intuito de fornecer abastecimento de água para os moradores.

Ao longo dos anos, a área onde está localizada a praça, foi o destino escolhido para implementação de muitos projetos urbanísticos para a cidade, como a instalação de energia elétrica, terminal dos bondes, estacionamentos de carros alugados e particulares, pavimentação de mosaicos, primeiro local escolhido para jardinagem estudada, entre outros fatos históricos de Pelotas. Além de ser um destino escolhido pela população, para manifestações populares políticas, culturais e artísticas. Isto evidencia a participação da praça, como um elemento importante, que fortalece sua imagem como um dos símbolos e cartões postais mais fortes do município.

Atualmente, a praça Coronel Pedro Osório, é uma área verde de Pelotas, que não apenas abriga uma vegetação, mas participa ativamente com o turismo, de maneira acessível e diversificada. Possui áreas para jogos, espaços livres para praticar esportes, os visitantes podem sentar com amigos e contemplar a vista e seus monumentos. O espaço é utilizado para os mais variados eventos durante o ano, em exemplo estão o de Natal e os culturais como Feira do Livro e Dia do Patrimônio e possui ótima iluminação noturna. Ao redor, há ciclofaixas, uma parada para estacionar ônibus de viagens e também um ponto para utilizar o serviço oferecido pela Prefeitura de Pelotas, o BikePel, projeto que visa incentivar o uso de bicicletas como meio de locomoção e recreação na cidade. Além disto, em torno da praça, estão lado os prédios históricos, que atualmente são utilizados como mercados, comércios, museus, teatros, bibliotecas, a prefeitura da cidade.

Fonte: A Praça Coronel Pedro Osório em Pelotas - RS como espaço público construtor de cidadania
A PRAÇA CORONEL PEDRO OSÓRIO EM PELOTAS: USOS E APROPRIAÇÕES DE UM ESPAÇO SOCIAL
Ambito Jurídico

Imagem: @analucia.sne

#praça #coronelpedroosorio #lazer 

arrow_back_ios Voltar para Pelotas