O bonde foi um dos principais transportes urbanos coletivos que Pelotas presenciou, estando presente por mais de 40 anos. Através de um acordo político foi decretado a instalação de bondes em 1873 inspirados pelos localizados no Rio de Janeiro. Sendo eles trafegados burros para carregar os moradores locais, fazendo com que os animais realizassem este trabalho por 20 anos.
Em 1885, Pelotas recebe a Princesa Isabel. Durante sua vinda, a princesa locomoveu-se com um dos bondes enfeitados por flores, recebendo homenagens dos cidadãos pelotenses.
Havia dois estilos, sendo cinco bondes “fechados” denominados “Brush” e outros três com estéticas imperiais, com dois andares. Inclusive, os bondes de dois andares de Pelotas eram os maiores registrados no Brasil, até mesmo maior do que os de Porto Alegre.
No ano de 1915, foi instalada na cidade, a iluminação pública elétrica, juntamente com a substituição dos bondes carregados por burros pelos bondes elétricos. Entregues por vias fluviais, o momento da inauguração marcou a cidade, pois os pelotenses estavam ansiosos por esta mudança e desejando ter um meio de transporte atual, limpo, seguro e cheiroso, até então para a época. Neste dia, realizou-se 114 viagens, transportando 3.794 pessoas.
Os bondes passavam em vários bairros da cidade, fazendo parte do cotidiano, inclusive usado para o lazer, transportando para o bairro Fragata do qual acontecia festas e para a praia do Laranjal.
Ainda hoje na cidade, é possível ver nos chãos os trilhos dos bondes.
Fonte: Viva o Charque
Imagem: Viva o Charque
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