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Patrimônios de Pelotas: Conservatório de Música

Homenagem do portal ao Dia da Música, comemorado na última sexta (1º/10)


O Conservatório de Música de Pelotas foi fundado em 04 de junho de 1918 por Alcides Costa e Francisco Simões. Inaugurado em 18 de setembro do mesmo ano, o Conservatório foi criado na esteira do projeto civilizador e progressista republicano cujos ideais visavam uma equiparação cultural do Brasil aos países mais avançados da Europa.

Nessa época, Pelotas era a segunda mais importante cidade do Estado, em decorrência da comercialização do charque. A cidade já possuía uma sólida tradição cultural, tendo sido no século XIX o maior pólo cultural do Rio Grande do Sul, a ponto de ser chamada de “a Atenas gaúcha”.

A grande contribuição para a criação do Conservatório de Música em Pelotas, foi o retorno ao país do pianista brasileiro Guilherme Fontainha (1887-1970). Fontainha foi professor e pianista e realizou sua formação musical na Alemanha e França, especializando-se com os melhores professores de piano em atuação naquele momento.

Guilherme Fontainha era uma personalidade dinâmica e grande pedagogo, sendo uma das peças-chave para a disseminação no sul de um modelo educativo musical moderno, baseado na metodologia do Instituto Nacional de Música, do Rio de Janeiro, e tinha contato com figuras importantes do modernismo brasileiro. Ele inspirou a criação de conservatórios em várias cidades do estado e foi o mentor também da fundação da instituição pelotense.

Ao retornar em 1916, para dirigir o Conservatório de Instituto Livre de Belas Artes, Fontainha idealiza, em conjunto com o bandolinista e violonista italiano, José Corsi (um representante da música no setor privado, fundador do Instituto Musical de Porto Alegre), um projeto de “interiorização da cultura artística”. Esse projeto pretendia a criação de um movimento cultural autônomo no Rio Grande do Sul, através do “estabelecimento de uma rede de centros culturais que permitisse a circulação permanente de artistas nacionais e internacionais, além de também promover a educação musical da juventude” (Caldas, 1992).

O início das atividades de Guilherme Fontainha no Conservatório de Música de Pelotas se deu com o ensino do piano, violino, canto, teoria e solfejo. O Conservatório foi a primeira instituição oficial fundada especialmente para o ensino da música na cidade; a segunda entidade no gênero a ser fundada no Rio Grande do Sul, e a quinta no Brasil.

O compromisso do Conservatório de Música com a promoção da cultura e a construção da cidadania permeia suas atividades desde a fundação. Como tomou para si a tarefa de promoção e organização dos concertos que se realizavam na cidade, tanto dos alunos da escola como de artistas convidados, a trajetória do Conservatório de Música é parte indissociável da própria história da música na cidade. Desde a sua criação, o Conservatório de Pelotas foi a única instituição para o ensino musical com atividade ininterrupta na cidade, e seu salão de concertos é um dos mais antigos no Brasil em atividade.

Fonte: UFPel

Foto: CCS UFpel

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