Blog

Universitário

Capa do blog: UniCesumar passa a emitir diploma digital aos estudantes

UniCesumar passa a emitir diploma digital aos estudantes

Novo formato do documento atende norma do Ministério da Educação e traz mais praticidade e segurança


Concluir a graduação é uma grande conquista e receber o diploma representa o fechamento desse ciclo. A partir de agora, os profissionais formados na UniCesumar terão mais praticidade e segurança com o diploma digital, que pode ser acessado a qualquer momento no Studeo, a plataforma virtual de aprendizagem da instituição. A nova versão do documento atende exigências do Ministério da Educação (MEC) e garante a segurança para emissão e registro do documento, evitando a possibilidade de fraudes.

O MEC iniciou o processo de implementação do diploma digital em 2018 com a publicação da portaria nº 330. Desde então, o ministério atua ao lado das instituições com a publicação de orientações sobre a emissão do documento nesse formato. Na UniCesumar, o primeiro diploma digital foi emitido em janeiro deste ano para uma aluna do curso de Odontologia do campus de Curitiba.

Até o momento, a instituição já gerou mais de 2.050 diplomas no formato digital. Desse total, 1.505 já estão disponíveis para os profissionais formados. O documento é disponibilizado aos formandos após a Colação de Grau.

De acordo com a legislação, a partir de agora o documento válido é o diploma digital, que segue o mesmo layout da versão tradicional. A instituição mantém a entrega para os formados do diploma físico, que passa a ter uma função figurativa. Por meio dele, o egresso também tem acesso ao QR Code que permite a comprovação das informações.

Para a diretora de Serviços Acadêmicos, Érica Pereira, o processo de implementação do diploma digital traz mais agilidade e segurança para a instituição. “Teremos condições de sermos ainda mais ágeis no atendimento aos nossos alunos. Além disso, nosso processo, que sempre foi seguro, agora será ainda melhor com a inserção do certificado digital e a disponibilização da consulta pública. Isso significa que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo pode atestar a veracidade do documento.”

Ela também destaca que a nova versão do documento traz mais praticidade para o aluno, que terá acesso ao diploma com apenas um clique e a qualquer momento. “Isso facilita nos casos de extravio, por exemplo. Se o formado perdesse o diploma, teria que solicitar um novo documento. Agora, isso acabou. Ele pode baixar o arquivo onde e quando quiser”, explica a diretora.

Camila Cristina Longo obteve o grau de bacharel em Psicologia no sábado (05/02), durante a Colação de Grau dos alunos do ensino presencial do campus de Maringá. Logo depois da cerimônia, ela já acessou o documento, baixou o arquivo e visualizou a página de consulta pública dos diplomas para atestar a validade. “Foi tudo muito prático e fácil”, afirma.

Para ela, a facilidade de acesso ao documento é o principal benefício do formato digital. “Agora consigo consultar o diploma quando necessário e tenho acesso ao documento que comprova a minha formação de forma fácil e rápida”, comemora.

 Como consultar o diploma digital? 

Os profissionais formados na UniCesumar podem consultar o documento ao acessar o ambiente virtual de aprendizagem, o Studeo, com login e senha. No menu lateral esquerdo, eles terão acesso ao campo “Diploma Digital”. Nesse campo, será gerada a imagem do diploma, a Representação Visual do Diploma Digital (RVDD). Depois, o formado pode atestar a validade do documento no portal de consulta pública de diplomas, lançado em 2019 pela UniCesumar.

O acesso ao Studeo é permanente e o profissional formado na UniCesumar pode acessar a qualquer momento. Ele também pode baixar o arquivo e salvar em local seguro ou imprimir. O documento digital fica disponível após a Colação de Grau.

Os diplomas físicos já emitidos continuam válidos. Os formados, empregadores, órgãos públicos e conselhos de classes podem fazer a consulta e validação no portal para consulta pública dos diplomas. Para realizar a verificação, é preciso ter em mãos os documentos do diplomado, que são o número do CPF junto com a Data de Nascimento ou o Número do Registro do Diploma junto com o RG.

UniCesumar investe na inovação  

Na UniCesumar, o processo de implementação do diploma digital começou em 2019 e envolveu a participação de diversas áreas como Departamento de Tecnologia da Informação, Célula de Integração, Secretaria Acadêmica e Departamento Especial de Registro de Diplomas.

O projeto foi iniciado com o mapeamento do fluxo ideal, combinando um sistema produtivo e eficiente que proporcionasse agilidade e praticidade, além da busca pela melhor experiência do nosso aluno”, explica a gerente de Processos Acadêmicos da UniCesumar, Franciele Zabloski.

Sempre conectada à inovação, o diploma digital é uma das várias iniciativas da UniCesumar para estar inserida no universo digital e promover experiências inovadoras para os alunos. De acordo com Franciele Zabloski, o Histórico Escolar e outros documentos emitidos pela instituição também estão em fase de construção no formato digital.

_

Fonte: Unicesumar

Imagem: Divulgação/Unicesumar

#unicesumar #certificado #digital #online

arrow_back_ios Voltar para Universitário