Blog

Universitário

Capa do blog: Mapa mental: técnica de memorização é grande aliada nos estudos

Mapa mental: técnica de memorização é grande aliada nos estudos

Cinco passos para montar uma das técnicas de organização e memorização e mais usadas e mais eficiente para os estudos


Mapa mental é uma técnica de organização e memorização de pensamentos lógicos e ideias que foi difundida pelo psicólogo inglês Tony Buzan. Anthony Peter Buzan nasceu em Enfield, região vizinha à Londres, na Inglaterra, em 1942. O psicólogo é formado em psicologia, inglês matemática e ciência, pela canadense University of British Columbia. Ao longo da carreira, Buzan escreveu mais de 15 livros com foco em técnicas de aperfeiçoamento da memorização e dos estudos. 

Na família, ele não é o único acadêmico, seu irmão Barry Buzan, com quem escreveu o livro The Mind Map Book é professor emérito de Relações Internacionais na London School of Economics.

Atualmente, há vários aplicativos que permitem montar um mapa mental online, além do modelo tradicional feito em papel. Neste texto, vamos mostrar o que você precisa saber para entender como funciona essa técnica e o passo a passo para criar seu mapa mental.

Mapas mentais para aprender idiomas

Caso você esteja se preparando para uma prova oral ou escrita, é possível montar mapas mentais para te ajudar com os vocabulários das possíveis respostas. Dessa forma, é possível adquirir vocabulário, se preparar para a prova e garantir que terá o vocabulário necessário para desenvolver a resposta.

_

Como fazer um mapa mental?

Seja no mapa mental online ou no papel, a estrutura da técnica permanece a mesma. Aconselhamos a utilizar papel e canetas coloridas para fazer o mapa mental, sempre que possível. Vários estudos mostram que fazer anotações à mão é mais eficaz para a memorização de conteúdos. Entretanto, também é possível criá-lo com aplicativos digitais, que serão listados ao final da publicação. 

1. Defina o tema principal

O título do mapa mental deve ser escrito em letras grandes no meio do papel. Na hora de escrevê-lo, leve em consideração: sobre o que será o mapa mental? Qual é seu objetivo ao montá-lo?

2. Elenque os subtópicos principais

Quais os pontos mais importantes do seu tema? O que não pode ser esquecido?

Escreva cada subtópico nas laterais do papel com uma cor diferente e puxe uma seta do título apontando para eles.  Na hora de escrever, use uma letra menor que a letra do título para exemplificar a hierarquia de cada assunto.

3. Escreva os tópicos relacionados à cada subtópico

Anote as informações relacionadas à cada subtópico utilizando outros subtópicos com palavras-chave, como na etapa anterior. Siga as cores utilizadas nos subtópicos principais, escreva letras menores e puxe setas a partir do subtópico relacionado.

4. Faça um desenho simples em cada palavra-chave principal

Após levantar e agrupar de forma hierárquica todos os pontos do seu tema, é hora de memorizá-los. Uma ótima forma de armazenar os agrupamentos, subtópicos e a forma que você dispôs eles no papel é fazendo um desenho simples ao lado de cada palavra principal. Esses desenhos não precisam ser elaborados e a relação deles com as palavras deve fazer sentido para você, não para as outras pessoas.

5. Sequencie a ordem dos agrupamentos

Por fim, após montar todo o mapa, coloque uma sequência de números para representar qual a sequência das informações que devem ser memorizadas. 

Aplicativo para mapa mental online mais utilizados

Canva

Permite a utilização gratuíta e possui uma opção pronta de mapa mental. Nela, é possível escolher o fundo e inserir texturas para cada agrupamento, além de montar cada detalhe do mapa: das setas aos tipos de letras e desenhos. Para quem gosta de trabalhar a estética dos mapas mentais, no Canva você consegue deixá-lo com a aparência que achar melhor.

Fonte: Estude por Fora

Imagem: Reprodução/Google Imagens

#mapa #mental #estudos #estudar #estudo #enem #vestibular #mapamental

arrow_back_ios Voltar para Universitário