Blog

Notícias

Capa do blog: Prefeita visita Kilombo Urbano Canto de Conexão

Prefeita visita Kilombo Urbano Canto de Conexão

Dentro da Semana do Patrimônio, a gestora conheceu espaço dedicado ao trabalho social e atividades culturais desenvolvidas pela comunidade negra


A prefeita Paula Mascarenhas visitou, na manhã desta sexta-feira (19), o Kilombo Urbano Ocupação Canto de Conexão, localizado na esquina da ruas Benjamin Constant e Álvaro Chaves, na região do Porto de Pelotas. Durante almoço, no local, a chefe do Executivo afirmou o interesse em colaborar com o processo de regularização da área, ocupada há cinco anos, que se tornou um território de apoio aos estudantes e de representatividade da cultura negra.

Ao percorrer os diversos ambientes da casa, os representantes do Kilombo Urbano detalharam a atual situação do prédio, onde funcionou por muitos anos a Capitania dos Portos de Pelotas. Diante do abandono do prédio, desde o encerramento das atividades do órgão, há mais de 25 anos, em 2017, o grupo ocupou a edificação e a transformou em um espaço de moradia estudantil e de manifestações artísticas voltadas para a cultura negra.

Gustavo vara3

Foto: Gustavo Vara

A prefeita afirmou estar sensibilizada com o movimento, que procurou estabelecer um diálogo com o Poder Público. Paula foi, inclusive, presenteada com a chave do Kilombo. "Estou muito impactada com o que vi e ouvi aqui, com todas essas vozes diversas, especialmente nesta Semana do Patrimônio, cujo tema é a diversidade linguística, e quero muito me conectar com todos aqui, e essa chave é o símbolo disso. Tenho muito orgulho de ser a prefeita de uma cidade que criou o quilombo urbano, um espaço de resistência, de formação pedagógica, cultural, diverso e conectado com as pessoas. Estão todos de parabéns", pontuou Paula.

Integrantes do Kilombo Urbano pleiteiam a desapropriação da área, justificando o passivo tributário acumulado com o Município, a partir do reconhecimento da função social do imóvel. O prédio, que tem aproximadamente 300 metros quadrados, já acolheu e auxiliou cerca de 600 pessoas nesse tempo.

Também participaram da visita e do almoço, o secretário municipal de Cultura, Paulo Pedrozo, a diretora de Manifestações Populares, Helenira Brasil, e as vereadoras Fernanda Miranda (PSOL) e Carla Cassais (PT).

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Gustavo Vara

#patrimonio #kilombourbano #quilombo #cultura #

arrow_back_ios Voltar para Notícias