Blog

Notícias

Capa do blog: 12ª Feira Municipal da Uva é prorrogada até o fim do mês

12ª Feira Municipal da Uva é prorrogada até o fim do mês

No período, somente a banca central, no Largo do Mercado, continuará em atividade


Considerando a demanda estável de comercialização e a produção satisfatória e ainda em andamento, a Prefeitura optou por prorrogar a 12ª Feira Municipal da Uva, até o dia 28, para que prossigam as vendas na banca central, localizada no Largo do Mercado. A Feira iniciou-se no dia 4 deste mês e, até o final do dia 17 de feveireiro, 4.975 quilos da fruta já haviam sido comercializados nos pontos do Centro e bairros, além de 285 cucas fabricadas por um produtor.

A Feira da Uva transcorre sob organização do Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com apoio da Universidade Federal, Embrapa, Emater e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. De acordo com o secretário Jair Seidel, a safra deste ano terá produção final aproximada de 1.200 toneladas, abastecendo o mercado local e regional. As variedades produzidas em Pelotas são Niágara rosa e branca, Isabel e Bordô.

O verão seco, precipitações razoáveis nas propriedades de parreirais e altas temperaturas provocaram a elevação do açúcar na fruta, dotando-a de mais sabor e qualidade, além de favorecer a produtividade. Muitos pomares superaram a marca de produção de 30 toneladas por hectare”, explica o secretário.

Produção local

Em Pelotas, o cultivo da uva ocupa 50 hectares na zona rural. Cinquenta e seis produtores especializados usam tecnologia de ponta nos pomares.

A concentração da produção se destaca no 7º e no 8º distrito (Quilombo e Rincão da Cruz respectivamente. As colônias Maciel e São Manoel (8º) e Santo Antônio e Vila Nova (7º) são as que reúnem as maiores áreas de cultivo.

Edições anteriores

Comparativo de relatórios da SDR aponta que, neste ano, as vendas na 12ª Feira da Uva já superaram as de 2021. Até agora, a comercialização foi de 4.975 quilos enquanto, no ano passado, toda a edição da feira totalizou 4.322 quilos.

Os números de 2019 e de 2020 são superiores porque, naqueles anos, houve eventos específicos, abertos ao público e com diversas atrações, para marcar a abertura da colheita e o início da feira. Em 2019, foram comercializados 7.940 quilos e, em 2020, 6.785.

_

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Imagem: Gustavo Vara

#uva #feira #comercio

arrow_back_ios Voltar para Notícias