Blog

Notícias

Capa do blog: Grandes investimentos garantem avanços da Cultura em 2022

Grandes investimentos garantem avanços da Cultura em 2022

Reabertura do Theatro Sete de Abril e início da execução do projeto do Museu da Cidade fortalecem projeção pelotense na área cultural


Pelotas tem uma trajetória reconhecida, nacional e internacionalmente, no âmbito do patrimônio histórico e cultural. O ano de 2022 é promissor para que essa posição se consolide ainda mais. Avanços estão previstos e, entre eles, a reabertura do Theatro Sete de Abril, de 187 anos, após 11 anos fechado, e o início da execução do projeto do Museu da Cidade, no Casarão 6 da praça Coronel Pedro Osório.

O diretor do Theatro Sete de Abril, Giorgio Ronna, tem a expectativa de reabrir a casa de espetáculos ainda no primeiro semestre de 2022. “Estamos partindo para a etapa de equipar os espaços. O restauro do prédio já foi concluído. O Sete será mais do que uma casa de espetáculos. A Cultura é uma produção contínua de conhecimento, de profissionalização”, observa Ronna.

O Theatro será reaberto após investimento, em todas as etapas, desde a restauração da cobertura, superior a R$ 14 milhões, com fontes de recursos no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e no Município. Neste ano, o Sete ganhou uma nova marca para identificação. Logotipo e logomarca foram idealizados pela parceria do Poder Público com o Laboratório de Design da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e conferem à identidade visual da casa, em cores branca e rosa, um desenho simples da fachada e letreiro.

Para o Museu da Cidade – proposta original de 2014, aprovada pela Secretaria de Cultura (Secult) e Iphan – há previsão de liberação de recursos já no início de 2022, pelo governo do Estado, referente ao Edital 10/2021 + Museus, do programa Avançar na Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura. 

Ronna informa que, a partir do repasse dos recursos, o Município abrirá processo de licitação para execução do projeto. As primeiras etapas são de restauração do Casarão 6 e de adaptação dos espaços para sediar o Museu. O investimento previsto é de mais de R$ 6 milhões, do Estado e contrapartida municipal.

Mais novidades

Pelotas tem atividades e projetos previstos para a área Cultura, para o decorrer de 2022, e uma das novidades é o início das ações do Plano Municipal de Cultura, aprovado na IV Conferência Municipal de Cultura, realizada no início de dezembro deste ano, que serão implementadas com o acompanhamento do Conselho Municipal de Cultura (Concult), dando andamento à legislação municipal Cultura Viva. 

Para o Sete de Abril, a Diretoria planeja dar seguimento a atividades virtuais, com oferta de oficinas remotas em parceria com o Sesc Dramaturgias. Outras novidades, que devem ocorrer a partir da reabertura do espaço físico, são a realização de um festival de cinema e de solos (com apresentação de apenas um artista em cena), em agosto, e o lançamento de três editais para residências e estreias de espetáculos de circo, dança e teatro. 

Antiga sede do Banco do Brasil será restaurada

A restauração do prédio histórico que sediou a agência do Banco do Brasil, na esquina da praça Coronel Pedro Osório com a rua 15 de Novembro é outra novidade aguardada pela comunidade com expectativa. A proposta foi selecionada em primeiro lugar entre cinco projetos finalistas do Iconicidades, do governo do Estado.

arrow_back_ios Voltar para Notícias