Blog

Notícias

Capa do blog: O fim do esqueletão está próximo

O fim do esqueletão está próximo

Prédio inacabado no Centro da cidade deverá ter obras reiniciadas no próximo mês


Quem passa pelo Centro de Pelotas já se acostumou, ao olhar para cima, a enxergar uma obra gigante paralisada há mais de 18 anos. Porém, parece que este cenário está com os dias contados. O famoso esqueletão pelotense teve suas pendências judiciais resolvidas e a expectativa é de que a obra de finalização da torre inacabada inicie ainda este ano e seja entregue em cerca de 18 meses.

Com cerca de 28% dos trabalhos concluídos, a edificação tem 19 andares inacabados e deverá chegar a 23 depois da finalização. Em 2019, a PR1 Construtora e Incorporadora, de Caxias do Sul, adquiriu a maioria dos apartamentos diretamente dos condôminos e, até então, aguardava uma série de decisões judiciais para liberar o empreendimento para construção. Na última semana, os últimos trâmites foram resolvidos e o término da construção foi liberado. "As obras começarão ainda este ano", garantiu o proprietário da construtora, Marciano Perondi.

Quando projetada, em 1996, a edificação incluía dois andares de garagem, um shopping nos seis primeiros pavimentos e ainda a torre residencial acima. Inicialmente, a responsável pela obra era a Cinco Construções, que não conseguiu cumprir com o projeto e entrou em insolvência financeira. Na época, com o prédio incompleto em mãos da massa falida da construtora, outras empresas tentaram arrematar a firma. Até mesmo o prefeito na data, Eduardo Leite (PSDB), tentou fazer com que parte do local se transformasse em um centro administrativo. O projeto, no entanto, não foi adiante.

Depois de entregue, os pelotenses verão pela estrutura um empreendimento de alto padrão com 84 apartamentos de 100m² a 137m². A ideia, segundo Perondi, é que o conceito do local seja de "condomínio clube". "Serão mais de dois mil metros de área de lazer, contendo quadra, oficial de padel, piscina, academia, sauna e espaço kids. Tudo isso contribuindo para a revitalização do Centro de Pelotas", frisou. O empresário informa que o investimento será de mais de R$ 20 milhões e cerca de 90% da mão de obra será pelotense.

No prédio que faz a fachada do local, onde era localizado um banco, deverá funcionar uma escola de ensinos Fundamental e Médio. Em função da parceria que a empresa tem com o curso Anglo, o educandário se chamará Colégio Anglo. "Esperamos que as matrículas comecem este ano e as primeiras turmas em março do ano que vem", falou. Inicialmente, a ideia é não utilizar todos os andares para a escola, porém há a expectativa de ampliação. "Será um colégio com ideias inovadoras, fugindo um pouco do convencional", comentou Perondi. Esta parte do prédio também foi oferecida recentemente à Câmara de Vereadores, para que abrigasse a sede do Legislativo, mas as negociações não avançaram.

Sobre as ruas laterais, o empresário confessa que há planos de, em parceria com a prefeitura, revitalizá-las. "Tudo isso trará ainda mais vida ao empreendimento", disse. Já o espaço que foi inicialmente construído para abrigar o Shopping Praça XV, não é propriedade da PR1, mas o empresário mantém contato com os donos e garantiu que a intenção é de finalizar o projeto, situado nos três primeiros pavimentos.

Fonte: Diário Popular

Foto: Jô Folha

#predio #esqueletao #centro

arrow_back_ios Voltar para Notícias