Blog

Notícias

Capa do blog: Prefeita participa de lançamento do catálogo geral do Acervo Macrs

Prefeita participa de lançamento do catálogo geral do Acervo Macrs

A iniciativa busca o crescimento e o desenvolvimento das artes visuais no Estado


A prefeita Paula Mascarenhas participou do evento de lançamento do catálogo geral das obras do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (Macrs), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). A obra é uma publicação inédita em formato impresso e digital, com 1.813 obras de 921 artistas.

Nós temos o maior orgulho de poder receber esta exposição tão rica. É um momento para parabenizar a secretaria de Cultura do Estado e a todos que incentivam a arte”, destacou a chefe do Executivo pelotense.

O evento ocorreu na sede da Associação OTROPORTO e no local também foi organizada a exposição de imagens do livro Divina Rima, inspirado no clássico da literatura ocidental “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri. A artista plástica, Zorávia Bettiol, responsável pelas ilustrações da obra, realizou uma sessão de autógrafos e os artistas Bero Moraes e Zé Darcy, fizeram doações de duas obras para serem expostas no Macrs.

Participaram a secretaria estadual de Cultura, Beatriz Araújo, o secretário de Cultura, Paulo Pedrozo, o diretor do Teatro Sete de Abril, Giorgio Ronna, o superintendente dos Portos do RS, Fernando Estima, a reitora da UFPel, Isabela Andrade e representantes dos museus do Estado. 

Catálogo do Acervo do Macrs

Em edição trilíngue (português, espanhol e inglês), o catálogo terá versão digital hospedada em site específico do projeto, disponibilizado também em todas as redes sociais do Macrs. A versão impressa é composta por 304 páginas. O processo de catalogação foi realizado em etapas e expressa diferentes visões poéticas, sentimentos e opiniões.

A iniciativa busca o crescimento e o desenvolvimento das artes visuais no Estado, agregando legitimidade e valor às obras dos artistas e possibilitando que sejam conhecidas com profundidade, tanto pela sociedade, como por pesquisadores, galeristas e colecionadores.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Foto: Michel Corvello

#catalogo #acervo #macrs

arrow_back_ios Voltar para Notícias