Blog

Notícias

Capa do blog: Inclusão consolidou-se na Semana do Turismo em Pelotas

Inclusão consolidou-se na Semana do Turismo em Pelotas

Surdos da Escola Especial Professor Alfredo Dub participaram de passeio turístico na zona rural proporcionado pela Prefeitura


O tema da Semana do Turismo - Turismo para o Crescimento Inclusivo -, realizada de 25 a 30 de setembro em Pelotas, não ficou de fora da programação, consolidando-se com passeio de surdos da Associação dos Surdos de Pelotas à zona rural do município. O público de 18 a 50 anos teve a oportunidade de conhecer e interagir com a natureza. A visita à área colonial foi proporcionada pela Prefeitura.

Dezoito visitantes, entre surdos e equipe acompanhante, participaram das atividades, durante todo o dia, na sexta-feira (30). A ideia do passeio surgiu em reunião dos setores de turismo das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti).

Locais visitados
Restaurante Gruppelli, no 8º distrito, Rincão da Cruz, e Parque Stone Land, no 5º distrito, Cascata, foram os locais visitados pela turma de surdos, acompanhados pela intérprete de Libras Ana Paula Terra, pela professora e membro do Departamento Cultural da Associação de Surdos de Pelotas, Ivana da Silva, e pelas equipes da SDR e Sdeti.

O grupo de surdos não teve despesas. As secretarias garantiram gratuidade do transporte e do almoço no Gruppelli, e o acesso às atrações do Parque Stone Land teve o apoio dos proprietários Nívea e Cristian.

A Sdeti participou com a organização de contatos e articulações com a Associação de Surdos de Pelotas, para viabilizar o passeio inclusivo e proporcionar ao grupo de surdos experiências até então desconhecidas, para muitos, pela falta de oportunidade”, salienta Leonardo Resende, do setor de Divulgação e Marketing.

Para a turismóloga da SDR, Veridiane Souza, “proporcionar o contato com a natureza, com animais, com brinquedos e atrativos de recreação, além de conhecimento sobre a história das localidades, a um público que, geralmente, não desfruta da diversidade de ambientes, foi gratificante. Um dia inesquecível na vida deles.

Fonte: Prefeitura de Pelotas

Foto: SDR

#inclusao #surdos #passeio

arrow_back_ios Voltar para Notícias