Blog

Notícias

Capa do blog: Paula e Idemar participam do ato de distribuição da Chama Crioula

Paula e Idemar participam do ato de distribuição da Chama Crioula

Este ano os Festejos Farroupilhas tem como tema "Caminhos de Anita", em alusão ao bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi


Na manhã da última quinta-feira (16), a prefeita Paula Mascarenhas e o vice-prefeito, Idemar Barz, participaram do evento de geração e distribuição da centelha da Chama Crioula de 2021, solenidade realizada na Estância São José do Piratini, no município do Capão do Leão, e contou com a presença de diversas autoridades e representantes das entidades da 26ª Região Tradicionalista (26ª RT), que além de Pelotas, compreende os municípios de Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu.

O ato começou com a entrada dos cavalarianos à Estância, com a permissão da proprietária, Maria Rita Sampaio. Em seguida, foi realizado o hasteamento das bandeiras Nacional e Estadual e, após a geração da Chama Crioula, feita a distribuição do fogo simbólico aos Centros de Tradições Gaúchas.

"Na Semana Farroupilha a gente olha com mais atenção para essas tradições e para o que elas realmente significam. É um momento de encontro, de reflexão e vivência dos princípios gaúchos", destacou a prefeita.

Conforme explicado durante a solenidade, os festejos farroupilhas deste ano comemoram o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do sul do Brasil. Com o tema “Caminhos de Anita”, o objetivo principal é retratar a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845). O homenageado de 2021 é o tradicionalista Carlos Souza Gonçalves.

Também participaram da atividade o secretário de Cultura, Paulo Pedroso, o assessor especial de Relações Institucionais, Henrique Pires, o deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), o vereador Paulo Coitinho (Cidadania), o prefeito de Capão do leão, Vilmar Schimtd (PP) e o coordenador da 26ª RT, Márcio Adir Soares Correa.

Rancho Farroupilha
Este ano, não ocorrerá a tradicional Semana Farroupilha integrada, comemorada no Largo do Mercado Central. Em função da pandemia, foi instalado o Rancho Farroupilha, no Shopping Pelotas, que tem o apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Cultura, Desenvolvimento, Turismo e Inovação e de Desenvolvimento Rural.

Fonte: Carolina Dumont - Prefeitura de Pelotas

Foto: Gustavo Vara

#garroupilha #chama #crioula

arrow_back_ios Voltar para Notícias