Blog

Notícias

Capa do blog: Torneio de Xadrez ocorre neste sábado no Parque Tecnológico

Torneio de Xadrez ocorre neste sábado no Parque Tecnológico

Prefeitura apoia o evento, que terá as modalidades aberto e escolar e contará com a presença de um mestre internacional entre os jogadores


Enxadristas de Pelotas reúnem-se, na tarde deste sábado (18), para o Torneio de Xadrez Rápido, primeiro evento presencial desde o início da pandemia, organizado pela Federação Gaúcha de Xadrez, com apoio da Prefeitura de Pelotas. As competições (aberto e escolar) integram a programação do aniversário de cinco anos do Pelotas Parque Tecnológico e serão realizadas no auditório do local que será preparado pela Co.place. A Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) viabilizou as premiações que incluem troféus, medalhas e doces de Pelotas aos melhores classificados.

O ambiente amplo do Parque Tecnológico irá garantir a segurança nos protocolos de distanciamento vigentes dos decretos municipais. As competições no Torneio Aberto terão categorias: Absoluto, Master, Sênior, Veterano, Feminino e Sub-18. No Torneio Escolar as categorias serão: Sub-16, Sub-14, Sub-12 e Sub-10 (nos naipes masculino e feminino). A disputa será no sistema suíço, com cinco rodadas de 15 minutos para cada jogador, em relógios analógicos, e 10 minutos + 5 segundos, em relógios digitais.

Entre os jogadores já inscritos está o mestre internacional César Hidemitsu Umetsubo, treinador credenciado pela Federação Internacional de Xadrez, morador de Florianópolis, que estará participando do Torneio como jogador, a convite da Federação Gaúcha de Xadrez. Umetsubo considera Pelotas uma cidade de grande história no Xadrez, com ótimos instrutores e uma comunidade enxadrística ativa. “Aos jovens que estão começando no Xadrez, recomendo a participação nos torneios por ser uma boa oportunidade para conhecer grandes figuras e aperfeiçoar-se no jogo”, recomendou.

Para o vice-presidente da Federação Gaúcha de Xadrez, Augustin Jardel Ribeiro, há uma grande expectativa neste evento, uma vez que o número de praticantes em Pelotas vem crescendo nos últimos anos. “Com o distanciamento social muitas pessoas começaram a jogar de maneira on-line, e outras passaram a se interessar depois da série que bateu recordes de audiência e prêmios no Netflix ‘Gambito da Rainha’. Teremos muitas pessoas jogando o seu primeiro Torneio nesta edição o que nos motiva muito”, declarou Ribeiro.

As inscrições podem ser feitas antecipadamente no site pelo valor de R$ 15 por PIX ou no dia do evento conforme disponibilidade de espaço, no valor de R$ 20. Durante o Torneio, a cafeteria Co.place estará aberta com lanches, café, chope.

Fonte: Tatiana de la Torre

Foto: Divulgação

#torneio #xadrez #competiçao

arrow_back_ios Voltar para Notícias