Blog

Notícias

Capa do blog: Galeria de arte recebe exposição gratuita até 11 de setembro

Galeria de arte recebe exposição gratuita até 11 de setembro

Ágape Espaço de Arte apresenta obras dos artistas visuais Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves


Depois das exposições Voo da pedra (2019) e Plano de voo (2020), Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves apresentam o projeto Linha de voo. Assim como nos trabalhos autorais anteriores, os dois artistas visuais contemporâneos transitam entre diferentes linguagens das artes visuais para apresentar uma proposta híbrida. As obras gráficas têm como ícone a figura de um pássaro que sugere uma narrativa visual que aproxima e mescla a fotografia ao desenho num mesmo suporte.

Com curadoria de José Francisco Alves, a exposição presencial Linha de voo poderá ser visitada em Pelotas até o dia 11 de setembro, no Ágape Espaço de Arte - Galeria JM. Moraes, na rua Anchieta, 4.480. Esta é a primeira mostra aberta ao público que o Ágape recebe desde o começo da pandemia no ano passado.

O trabalho pode ser conferido de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 19h, e aos sábados, das 13h às 17h. Quem visitar a exposição poderá retirar gratuitamente um exemplar do livro da mostra. A exposição também está online no site do Sesc.

O projeto tem financiamento do PróCultura RS Fundo de Apoio à Cultura - FAC, do governo do Estado do Rio Grande do Sul, com produção executiva da Stephanou Cultural. Neste site é possível baixar gratuitamente o livro dos artistas e conferir todas as informações sobre o projeto. As próximas cidades a receberem o projeto serão Porto Alegre, na Fundação Força e Luz em outubro, e São Leopoldo, em novembro, no Centro Cultural José Pedro Boessio.

O curador da mostra, José Francisco Alves, é professor do Atelier Livre Xico Stockinger, doutor e mestre em História da Arte e membro da AICA e ICOM. No texto curatorial, ele interpreta: “para os artistas, este pássaro pode se resumir a uma forma de simbologia do tempo. O grafismo de Antônio em meio ao pássaro capturado por Bebeto é, em verdade, uma escrita sobre o tempo e sobre o espaço na existência que ocupamos ao percorrer este tempo. O tempo que vivemos antes, agora e depois”.

Sobre os autores
Bacharel em Desenho (2004) e Escultura (2008) pelo Instituto de Artes da UFRGS, atualmente Antônio Augusto Bueno é professor e curador do espaço expositivo Jabutipê. Mas desde 1996, vem mostrando seu trabalho em diferentes localidades do Brasil e do exterior. Entre as individuais destacam-se: Antes era só o vão - Galeria Mamute; Um outro outono, no Margs, e Música de passarinho, no MAC-RS.

Participou das exposições coletivas Sustratos - Museu Zorrilla (Montevidéu/Uruguai);
Queermuseu - cartografias da diferença na arte brasileira - Santander Cultural (POA/RS) e Parque Lage (Rio de Janeiro) e Emprunts Empreintes - Salon du Vieux Colombier (Paris/França). Tem trabalhos em acervos de instituições como Fundação Vera Chaves Barcelllos, Margs, MAC-RS, UFRGS, Pinacoteca Ado Locatelli, Pinacoteca Barão do Santo Ângelo, Fundação Franklin Cascaes e em coleções privadas. É artista representado pela Galeria Mamute.

Conhecido pela atuação na música, o cantor e compositor Bebeto Alves é ainda fotógrafo e artista visual. Com mais de 30 discos lançados, com músicas gravadas por Ana Carolina, Belchior, Ednardo, Kleiton e Kledir e Tânia Alves, entre outros, tem trabalhado exaustivamente como artista visual.

Ligado à fotografia e à arte digital, vem desenvolvendo essas linguagens com desenvoltura e criatividade. Desde 2009, participa com regularidade de exposições relevantes no cenário das artes visuais ao Sul do Brasil e tem desenvolvido e proposto novas formas de se trabalhar com a fotografia.

Foi diretor do Cemus, Centro da Música da Funarte (Rio de Janeiro); coordenador de Música da Secretaria de Cultura da cidade de São Leopoldo; Secretário da Cultura e Turismo do Município de Uruguaiana; Diretor do Instituto Estadual de Música (IEM) da Secretaria do Estado da Cultura do Rio Grande do Sul; e presidente da Cooperativa Mista dos Músicos de Porto Alegre. Tem trabalhos seus nos acervos do Margs e MAC-RS e em coleções particulares.

Fonte: Diário Popular

Foto:  Simone Schlindwein

#arte #galeria #exposiçao

arrow_back_ios Voltar para Notícias