Blog

Notícias

Capa do blog: I Semana da Mulher Negra Pelotense

I Semana da Mulher Negra Pelotense

Eu Preta, Tu Preta, Nós as Pretas Pelotenses


O Julho é das Pretas, o julho também é das Pretas Pelotenses. Em julho, honramos o Dia de Tereza de Benguela, para a discussão das desigualdades de gênero e raça, e das Pretas que nos antecederam e deixaram legados históricos, como da Griô Sirley Amaro e de tantas outras pretas.

Para a mulher negra, nunca houve um dia de festa, flores, cuidado e aconchego. Vivemos num mundo que não enxerga a mulher negra pela pessoa que é, mas pelos recursos que fornece, pelas ferramentas que oferece. A mulher negra ainda é a carne mais barata do mercado, o gadget mais útil da loja. Mas o Julho... É delas. Por ela, o mês é todo delas.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, propõe a realização da Primeira Semana da Mulher Negra de Pelotas,RS - "Eu Preta, Tu Preta, Nós as Pretas Pelotenses”, com o objetivo de dar visibilidade para a mulher negra e fortalecer sua representatividade em todos os espaços, com equidade e respeito. Além de oportunizar a reflexão sobre tudo que somos, sobre os passos que já demos e o que ainda vamos dar. Com foco no futuro, com estratégias, efetivação de políticas públicas e promoção de sororidade entre as Não Negras, unificando a pauta e as lutas.

Propomos trabalhar três eixos nesta primeira edição: Feminismo negro, Saúde (física e mental); Educação antirracista das Mulheres Negras (foco no genocídio de jovens negros e negras periféricos).

Confira AQUI a programação completa.

#semana #mulher #preta

arrow_back_ios Voltar para Notícias