Blog

Notícias

Capa do blog: Passo a passo para cadastro de Guia de Turismo

Passo a passo para cadastro de Guia de Turismo

Confira como fazer o credenciamento para receber a famosa carteirinha


1° Passo: Procurar uma instituição que ofereça cursos para guia de Turismo

Estes cursos são de nível técnico, podendo ser oferecidos por escolas técnicas ou mesmo por instituições de ensino superior, que oferecem dupla formação: uma de nível superior e outra de nível técnico.

2° Passo: Concluir o curso satisfatoriamente

A duração do curso pode ser de seis meses, 18 meses (a maioria deles) ou então, quando se trata de dupla formação em instituição de ensino superior, embora só vá desenvolver as atividades ligadas ao guiamento em aproximadamente três semestres, é preciso aguardar a conclusão total do curso, que pode ser de três a quatro anos.

O curso possui carga horária estipulada no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e Habilitação Técnica de Nível Médio de Guia de Turismo, o que significa que ao longo do curso você fará as aulas e atividades em campo, as chamadas viagens técnicas, e irá cumprir a carga horária proposta. Posteriormente será avaliado (procedimento padrão de qualquer instituição de ensino), onde ao ser aprovado, após a conclusão do curso, terá direito ao seu certificado/diploma.

3° Passo: Aguardar o recebimento do seu certificado/diploma

A confecção do seu certificado/diploma pode demorar alguns (vários) meses para ficar pronto. Você terá que acompanhar junto da secretaria da escola em que fez o curso, e ficando pronto, poderá retirar direto nessa instituição.

Atenção: Se o curso que fez oferece dupla formação, você receberá dois diplomas, um específico para o credenciamento de guia (Fique atento às informações contidas nele). Provavelmente o certificado da outra formação ficará pronta antes do que o de guia, mas não tem jeito, você terá que segurar a ansiedade e aguardar.

Com seu certificado/diploma em mãos, você ainda não é um guia de turismo, ou seja, não pode começar a trabalhar como tal, mas está habilitado para dar início ao procedimento de credenciamento direto com o Cadastur e só assim vir a obter a sua tão sonhada credencial. É nesse momento que recorremos aos amigos já credenciados, aos ex-professores e claro, aos artigos!

4° Passo: Se cadastrar no Cadastur (Obrigatório e Gratuito)

Para efetuar o seu cadastro no Cadastur acesse o site, mas atenção, alguns navegadores são incompatíveis com o sistema (como o google chrome, por exemplo). No próprio site há orientações sobre o seu cadastro, basta clicar no ícone como se cadastrar, que lhe serão apresentadas informações muito úteis sobre o seu credenciamento (leia tudo!), atenção aos documentos que você precisará enviar!

Mais abaixo, nessa mesma página há 3 formulários (os que são citados nos itens “a” e “f”) para que possa fazer download, mas como o seu se trata de um primeiro cadastro, baixe apenas dois: Formulário de Cadastro Pessoa Física GUIA DE TURISMO (esse é obrigatório apenas se por algum motivo não conseguir realizar o preenchimento direto no sistema, mas  não custa enviá-lo também, é bem simples!) e o Termo de Responsabilidade - Pessoa Física, NÃO é necessário preencher ou enviar o documento de Renovação.

Após ter lido e baixado os arquivos que irá usar, é hora de efetuar o seu cadastro no sistema, clique em novo usuário e preencha com as informações solicitadas, que são sobre você e o trabalho que irá desenvolver.

Tendo feito o seu cadastro e reunido os documentos necessários você deverá entregá-los ao Órgão Oficial de Turismo Delegado na sua UF, pode ser pessoalmente ou pelos correios.

Atenção: você tem 30 dias contados a partir da data do seu cadastro para entregar a documentação exigida, não perca o prazo!

5° Passo: Entrega/Envio dos documentos

Para saber qual é o Órgão Oficial de Turismo Delegado na sua UF, pesquise no próprio site do Cadastur. Pode então enviar pelos correios, mas para evitar extravios e futuros transtornos, envie por sedex ou com AR (aviso de recebimento) para que acompanhe a entrega dos seus documentos.

Aí é aguardar mais um pouquinho, assim que receberem a sua documentação e a analisarem, pode levar aproximadamente uma semana ou mais, entrarão em contato através do seu e-mail (fique atento!) para informar sobre a situação do seu cadastro: Regular (tudo ok), com pendência de documentos ou ainda Indeferido (cadastro não efetivado).

Se estiver tudo ok, irão informar que seu cadastro está Regular, o que significa que já pode começar a trabalhar como guia. Sem receber a credencial? Sim, sem recebê-la, mas desde que esteja portando o seu Certificado Cadastur de Guia de Turismo, que você poderá fazer o download a partir do próprio site do sistema Cadastur clicando no ícone certificados, em Tipo de certificado selecione pessoa física, em seguida basta digitar seu cpf no campo especificado e pesquisar. Aparecerá o seu nome, número de seu certificado gerado e a opção para visualizá-lo (aí é só baixar a imagem e imprimir).

O Cadastur irá te enviar um e-mail quando sua credencial estiver pronta e puder ser retirada. Se você não puder ir buscar por morar distante do local de retirada, poderá solicitar que enviem para seu endereço pelos correios, aí vão te orientar direitinho sobre o que fazer. 

Fonte: Juliete Vaconcelos - Portal Educação

Foto: MTur

#cadastro #guia #cadastur

arrow_back_ios Voltar para Notícias