Blog

Notícias

Capa do blog: Semana do Meio Ambiente: SDETI e DNIT ofereceram painel online

Semana do Meio Ambiente: SDETI e DNIT ofereceram painel online

Tema do evento foi "Ecoturismo e Educação Ambiental: Possibilidades para o Desenvolvimento Sustentável de Pelotas e Região"


Na última segunda-feira (07/06) ocorreu o evento “Ecoturismo e Educação Ambiental: Possibilidades para o Desenvolvimento Sustentável de Pelotas e Região”.

A ação fez parte da programação da Semana do Meio Ambiente do município de Pelotas/RS, e teve o objetivo de reunir, através de uma mesa de diálogo virtual, instituições e empreendedores socioambientais que atuam no município e na região com temas e ações ligados ao ecoturismo, educação e biodiversidade. O evento contou com 3 palestras tratando sobre cicloturismo, observação de aves e ecologia criativa, seguido de uma roda de conversa sobre estes temas.

A abertura do evento foi feita pelo Secretário de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Gilmar Bazanella, Eduardo Schaefer, Secretário de Qualidade Ambiental, e Cauê Canabarro, responsável pela gestão ambiental das obras da BR-116. Eduardo frisou que a responsabilidade ambiental é de todos, sendo importante criar um tecido social: uma rede articulada de proteção ao meio ambiente. Em sua fala, Cauê explicou que o papel da equipe ambiental do DNIT é certificar que a obra se desenvolva de acordo com o licenciamento ambiental do IBAMA. Além disso, comentou sobre um programa do departamento para desenvolver os municípios cortados pela estrada, tornando a BR-116 um destino, não apenas um caminho.

O primeiro panelista, Leandro Karan, contribuiu trazendo ricas experiências sobre o cicloturismo. Leandro é criador e Gestor da empresa Pedal Curticeira, que promove ações de incentivo à cultura da bicicleta como dispositivo de desenvolvimento regional sustentável, além de gerir o Projeto Via Ecológica Serra dos Tapes-RS; também é Diretor Técnico de Cicloturismo pela Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC). Leandro explicou que a via ecológica da Serra dos Tapes traz a perspectiva do cicloturismo de experiência agroecológica, favorecendo a valorização da cultura rural e o desenvolvimento social, econômico e ambiental da colônia de Pelotas. O projeto também incentiva o desenvolvimento territorial através de um arranjo produtivo local com base no uso da bicicleta. Destacando a importância do cicloturismo, Leandro comentou que o movimento amplia possibilidades de ações para atingir os objetivos globais da Agenda 2030, trabalhando o ambiente, a economia e a sociedade através da otimização de recursos naturais e conservação ambiental, respeitando a autencidade sociocultural das comunidades anfitriãs e garantindo operações econômicas viáveis. Pelotas possui a maior concentração de pequenos agricultores familiares de toda a américa latina, tornando o espaço extremamente favorável ao cicloturismo.

O segundo panelista, Raphael K. Clasen De Oliveira, é guia de observação de aves e coordenador do Aves do Sul Birdwatching -um projeto criado em 2015 com objetivo de divulgar a avifauna regional e do extremo Sul do Brasil- sendo referência estadual na observação de aves e grande incentivador da atividade no estado. Raphael demonstra o potencial do Brasil para a atividade, com cerca de 1900 espécies. No Rio Grande do Sul, que tem cerca 700, Pelotas conta com aproximadamente 330 delas, ou seja, quase 50% do total. Pelotas tem muito a ganhar com essa atividade que vem crescendo cada dia mais: o turista observador de ave movimenta uma cadeia de economia compartilhada.  

O terceiro panelista, Gustavo Arruda, trabalha documentando a vida selvagem pelo Rio Grande do Sul com caráter educativo, utilizando narrativas que nascem de perspectivas socioambientais. Gustavo apresentou diversos aspectos da atividade que realiza e destacou as imagens que registrou para o Subprograma de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Turístico, surgido com a duplicação da BR-116, citado pelo Cauê na abertura do evento.  Gustavo finalizou sua fala compartilhando diversas experiências próprias e de colegas do ramo, que oferecem produtos ecoturísticos inovadores, focados na educação ambiental e turismo de base comunitária.

Confira o evento completo através do link.

Realização: Prefeitura de Pelotas e Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS - DNIT
Apoio: Pedalcurticeira, Aves do Sul e Rastro.

#ambiente #ecoturismo #educaçao #evento #dnit #pedalcurticeira #avesdosul #rastro

arrow_back_ios Voltar para Notícias