Blog

Notícias

Capa do blog: Pelotas é referência no uso da bicicleta como transporte

Pelotas é referência no uso da bicicleta como transporte

Prefeitura disponibiliza serviço de compartilhamento de bicicletas, o BikePel


Quem reside em Pelotas tem à disposição o serviço de compartilhamento de bicicletas - BikePel - oferecido pela Prefeitura, que visa disponibilizar uma alternativa saudável e sustentável de locomoção para a população.

Desde o início das atividades, em 2019, a empresa Serttel é a responsável pelo gerenciamento do serviço no município, sob a coordenação da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT). Todo o trâmite para uso é realizado por meio de aplicativo. Segundo a empresa, desde 4 de outubro de 2019 - data de início da operação na cidade - até 31 de maio deste ano, foram realizadas 41.867 viagens pelo BikePel.

Pelotas e suas ciclofaixas
De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, Pelotas possui cerca de 60 quilômetros de espaços próprios para andar de bicicleta. Outras duas ciclofaixas estão em construção, para oferecer ainda mais conforto e segurança a quem utiliza o veículo. As avenidas Ildefonso Simões Lopes, nas Três Vendas, e Senador Joaquim Assumpção, no Laranjal, receberão, em breve, as áreas destinadas aos ciclistas.

Marechal Floriano: a primeira rua completa da cidade
Enquadrada no modelo que visa à segurança e à convivência harmônica entre diversos públicos - seja ciclista, seja pedestre, seja usuário de carros, motos ou transporte coletivo - a rua Marechal Floriano, localizada no Centro, é a única rua completa da cidade. Com a extensão de 720 metros, a ciclofaixa da Floriano oferece mais segurança aos ciclistas que transitam na via diariamente.

O projeto de Ruas Completas começou no Brasil a partir de 2017, com a mobilização da Frente Nacional de Prefeitos e do instituto de pesquisa WRI Brasil, inspirada no passado, quando havia menos veículos nas cidades e as pessoas possuíam mais espaço nas vias públicas.

Entenda os benefícios de usar a bicicleta
De acordo com a ONU, o uso da bicicleta proporciona uma série de benefícios a quem utiliza o meio de transporte. Conheça alguns deles.

1 - Reduz o colesterol.

2 - Ajuda a prevenir e controlar o diabetes.

3 - Controla a pressão arterial.

4 - Aumenta o fôlego.

5 - Proporciona bem-estar.

6 – Emagrece.

Fonte: Kerolin Lulhier - Prefeitura de Pelotas

Foto: Gustavo Vara

#bicicleta #transporte #bikepel

arrow_back_ios Voltar para Notícias