Blog

Notícias

Capa do blog: Pelotas é a única cidade gaúcha escolhida em projeto nacional

Pelotas é a única cidade gaúcha escolhida em projeto nacional

Iniciativa quer implantar tecnologia nas unidades de saúde para melhorar o atendimento aos pacientes


A cidade de Pelotas foi selecionada, junto com outros 300 municípios brasileiros, para implantar projetos tecnológicos capazes de qualificar o trabalho realizado pela rede de atenção primária municipal. A cidade é a única no Rio Grande do Sul escolhida para fazer parte do programa " Inovação Aberta", promovido pela Coalizão Govtech pela Atenção Primária em Saúde.
Durante cerimônia virtual, os integrantes do Coalização - o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Organização da Sociedade Civil (OSC) Artemisia, a Associação Umane e o Instituto Arapyaú - anunciaram as três cidades contempladas com o investimento financeiro voltado para implementação de projetos de inovação que visam melhorar a Atenção Primária em Saúde no Brasil. Além de Pelotas também serão contemplados Aracaju, em Sergipe, e Teresópolis, no Rio de Janeiro.
Durante as etapas da seleção, a equipe da secretaria de saúde, juntamente com duas empresas, estudaram propostas inovadoras para melhoria da atenção primária, sendo que o projeto escolhido como o mais adequado as necessidades de Pelotas foi o da empresa ePHealth. A ideia é implantar um software voltado aos agentes comunitários de saúde para o cadastro dos usuários das UBSs e disponibilizar uma plataforma integrada do prontuário dos pacientes da atenção primária.
A coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da secretaria municipal de Saúde, Luciana Nunes Soares, e a coordenadora de planejamento da pasta, Raquel Viegas Elias, destacaram o desafio de cadastrar os cerca de 200 mil usuários das UBSs. "Participar da coalização poderá ser a alternativa para a qualificação dos cadastros dos pacientes da atenção primária, assim como tornar ainda mais eficiente o processo de territorialização, ações que irão melhorar o acesso da população, fazer com que as equipes conheçam ainda mais o território que atuam, assim como monitorar casos de vulnerabilidade e planejar a prevenção para as doenças crônicas, otimizando o trabalho e os custos", salientou Luciana.
Além do cadastro, a outra proposta do projeto a ser implantado pelo Coalizão Govtech é o Módulo Cidadão, onde o paciente poderá ter acesso as próprias informações de saúde. "No futuro, a ideia é ampliar esta ferramenta tecnológica, para integrar todos os serviços da Rede de Saúde de Pelotas, possibilitando uma melhor comunicação e consequentemente um cuidado a saúde com maior integralidade e continuidade", explica Raquel.
Foto: Marcel Ávila
#saude #projeto #tecnologia

arrow_back_ios Voltar para Notícias