Blog

Notícias

Capa do blog: Além do Pontal da Barra

Além do Pontal da Barra

Conheça a “Barra Falsa” do Canal São Gonçalo, um local capaz de confundir os navegadores da Lagoa


A 6 quilômetros para o Sul do Trapiche da Praia do Laranjal, fica a Barra Falsa do Canal São Gonçalo: uma grande enseada com pouca profundidade que se afunila até a entrada da Barra Falsa, sendo ainda capaz de confundir navegadores na Lagoa dos Patos vindos de São José do Norte e Rio Grande/RS.

Este primeiro canal é o início do Arroio da Barra Falsa, que dá acesso a uma lagoa no interior dos campos e outro arroio que se une ao primeiro na mesma desembocadura da grande lagoa. É preciso o nível da Lagoa dos Patos estar médio para a navegação, de preferência em embarcações pequenas ou caiaques.

Para quem está na beira da Praia do Laranjal este lugar fica na direção do Pontal da Barra na outra margem do Canal São Gonçalo, em direção a cidade de Rio Grande e a Ilha da Torotama. No outro lado, casas sob palafitas na beira do Canal São Gonçalo e a praia de areia que se estende Lagoa dos Patos adentro, formando o Baixio dos Granadeiros (grande área rasa da lagoa). Sobre estas águas que navega-se até chegar a Barra Falsa ou Praia do Umbú.

A navegação por esta região, extremamente rasa, deve ser feita com cuidados especiais, pois a variação da direção do vento é determinante no nível da lagoa e seus arroios, podendo oscilar 40 centímetros em poucas horas, o suficiente para complicar ou impedir a saída de um destes arroios.

Área importante para a conservação na planície costeira, a Barra Falsa do Canal São Gonçalo, seus arroios e lagoa interna, são abrigo para bandos e centenas de espécies de aves, peixes e crustáceos, sendo berçário para algumas aves migratórias que cruzam pela América do Sul. Além desta questão ecológica, a área abrange grande superfície alagadiça responsável pelo escape da água das chuvas e da massa de água que vem tocada pelos fortes ventos de leste ou nordeste, fazendo a lagoa invadir a orla e cidade desde a zona do Porto, pelo Canal São Gonçalo até o Recanto de Portugal pelo Arroio Pelotas. A cidade de Pelotas está totalmente conectada com estas águas.

A sensação é especial de entrar navegando pela Barra Falsa, enxergando muitas vezes o fundo raso, se guiando pelos bambus e estacas de eucalipto cravados pelos pescadores locais que marcam (na maioria das vezes) as áreas fundas para se navegar.

Logo na entrada para a direita há apenas junco formando longos juncais. Para a esquerda, a longa faixa de terra alta com mata ciliar preservada, cheia de figueiras e palmeiras gerivá, algumas praias de areia se formam, sendo a mais conhecida a Praia do Umbú.

A denominação Barra Falsa do Canal São Gonçalo iniciou no século passado pela confusão visual aos navegadores na região, desde os vindos de São Lourenço do Sul (ao Norte) pelo canal da Feitoria, ou quem vinha de São José do Norte ou Rio Grande (ao Sul) pelo Canal da Setia.

Para as grandes embarcações, confundir essa barra é encalhe na certa, já que a lagoa passa de 7 metros de profundidade para 80 centímetros em centenas de metros.

Hoje em dia a boa sinalização por bóias e faroletes luminosos facilita a navegação comercial ou de passeio na Lagoa dos Patos, tornando mais preciso e seguro andar por estas águas. O GPS e o celular são os novos aliados tecnológicos para auxiliar neste tipo de navegação por áreas rasas, permitindo conhecer esses belos lugares, onde a natureza se mantém preservada.

Fonte: Jornal do Laranjal

Foto: Alberto Schownke

#laranjal #barra #canal

arrow_back_ios Voltar para Notícias