Blog

Notícias

Capa do blog: Bikepel permanece em funcionamento durante a pandemia

Bikepel permanece em funcionamento durante a pandemia

Empresa credenciada junto à Prefeitura para exercer o serviço de compartilhamento de bicicletas projeta melhorias neste ano


O serviço de compartilhamento de bicicletas de Pelotas, BikePel, permaneceu disponível ao público desde o início da pandemia. Manutenções e higienizações são feitas diariamente pela Serttel - credenciada pelo Município para oferecer os equipamentos -, a fim de preservar a saúde dos usuários. Desde marco de 2020, com a Covid-19, a empresa constata a redução expressiva da utilização dos veículos, passando de três mil retiradas ao mês para cerca de 1.500.

As bicicletas compartilhadas são uma conquista importantíssima para a comunidade. Pouquíssimas cidades do porte de Pelotas têm o privilégio de contar com esse serviço. A comunidade pode ajudar com a utilização, para que consigamos manter e ampliar o Bikepel”, destaca o secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, responsável pela gerência do credenciamento do serviço junto à Prefeitura.

Segundo o gerente de operações da Serttel, Vitor Barboza, a pandemia do coronavírus foi a principal causa da queda no uso dos veículos, já que os estudantes - que são o grande público do BikePel - não estão circulando na cidade e, muitos, voltaram para as seus municípios de origem, visto que as aulas estão suspensas. No entanto, a empresa observa que um novo público surgiu durante o período. "Houve um aumento no uso das bicicletas por parte de funcionários da área da construção civil", explica o gerente.

De acordo com Barboza, entre os meses de janeiro e fevereiro do ano passado, o uso de bicicletas somava 300 retiradas por dia. Em janeiro deste ano, as bikes contabilizam, até o momento, aproximadamente 30 deslocamentos diários. A empresa projeta que o uso das bicicletas aumentará, conforme as instituições de ensino se organizem para o retorno das aulas, seja de forma remota, seja híbrida (mesclando ensino presencial e remoto).

O gerente também afirma que a manutenção e a higienização das bicicletas têm sido realizadas diariamente, mas alerta que cada usuário precisa manter os cuidados para se proteger de infecção pelo vírus. “Nós fazemos a manutenção e a higienização das bicicletas todos os dias, mas é necessário que as pessoas nos ajudem a conservar o equipamento limpo, antes e após o uso. Se cada um fizer a sua parte, logo estaremos livres do coronavírus", destaca Barboza.

Fonte: Kerolin Lulhier - Prefeitura de Pelotas

Imagem: Gustavo Vara/Michel Corvello

#bikepel #bicicletas #bike

arrow_back_ios Voltar para Notícias