Blog

Universitário

Capa do blog: Fies: aplicativo permite que estudante renegocie dívida em até 99%

Fies: aplicativo permite que estudante renegocie dívida em até 99%

"Fies Caixa" reúne em uma só plataforma todas as informações do contrato, incluindo consultas de dados e geração de boletos


O mês de setembro começou com uma novidade para quem utilizou o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), mas ainda não conseguiu concluir os pagamentos ou tem parcelas em atraso: desde o dia 1º, começaram a valer as novas regras de renegociação de dívidas. O novo aplicativo Fies Caixa permite que quem contratou o financiamento através da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, e está com parcelas em atraso, obtenha descontos de até 99%.

aplicativo Fies Caixa, disponível para dispositivos móveis (celulares e tablets) dos sistemas Android e iOS, também permite que o estudante tenha acesso aos dados do seu contrato de financiamento, gere boletos e confira as possibilidades de renegociação de sua dívida. Mas atenção: a solicitação deve ser feita até o dia 31 de dezembro de 2022. O site do FIES continuará servindo como canal para as renegociações.

Para quem vale a renegociação e as categorias de descontos

A Resolução 51/2022, lançada em 21 de  julho pelo Ministério da Educação, estipula que o novo acordo é válido para os estudantes que em 30 de dezembro de 2021 já estavam em fase de amortização – período após o prazo de carência, quando passam a realizar os pagamentos do financiamento contratado. Esses estudantes podem contatar o agente financeiro (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) para a solicitação da renegociação.

Aqueles que se enquadram nesse requisito também deverão se encaixar em alguma das diferentes categorias de descontos:

1

2

3

4

Como renegociar


Os estudantes que se enquadram em algumas das categorias do refinanciamento, devem baixar o aplicativo na loja de seu aparelho (Playstore para Android e App Store para iOS).

Feito o download, basta acessar “Meus Fies” e “Renegociações Fies” e seguir o passo a passo:

1. Verificar o contrato e se ele está apto às renegociações;
2. Verificar os dados do contrato;
3. Também é possível fazer simulações da renegociação;
4. Confirmar a opção de renegociação escolhida;
5. Aceitar o termo aditivo e a renegociação;
6. Emitir o boleto de pagamento;
7. Efetuar o pagamento do valor total ou da parcela da dívida.

Estima-se que dos 1,85 milhões de estudantes com acesso aos seus dados pelo aplicativo, 1,2 milhões poderão renegociar as parcelas em atraso do seu financiamento.

Fonte: UFRGS

Imagem: Google Imagens

#fies #financiamento #divida #enem #universidade #caixa #acordo 

arrow_back_ios Voltar para Universitário