Blog

Universitário

Capa do blog: Seleção para intercâmbio em Cabo Verde e na Colômbia começou segunda (1º)

Seleção para intercâmbio em Cabo Verde e na Colômbia começou segunda (1º)

Alunos e professores pretos, pardos ou quilombolas podem se inscrever para o programa Caminhos Amefricanos até 30 de abril. A iniciativa é do MEC e MIR


Na ultima segunda-feira, 1º de abril, o Ministério da Educação (MEC) — por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) — e o Ministério da Igualdade Racial (MIR) começaram as inscrições para o segundo Edital Conjunto nº 1/2024 do Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul. Nessa edição, serão selecionados estudantes para atividades em Cabo Verde e professores para ação formativa na Colômbia. As candidaturas devem ser apresentadas até 30 de abril, pelo Sistema de Inscrições da Capes (Sicapes).    

objetivo do programa é incentivar a socialização de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam para a igualdade racial e o enfrentamento do racismo no Brasil. Em relação a Cabo Verde, podem se inscrever estudantes quilombolas ou autodeclarados pretos ou pardos matriculados a partir do quinto semestre dos cursos de licenciatura de instituições de educação superior públicas. Além desses, há outros critérios definidos no edital. O intercâmbio ocorrerá na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), localizada na capital, Cidade da Praia. A duração será de 15 dias, com participação em evento científico e rodas de conversas com movimentos sociais e visitas a escolas, locais históricos e museus.    

Já para o intercâmbio na Colômbia, podem se inscrever professores da educação básica de escolas públicas que se autodeclaram pretos, pardos ou quilombolas. Outros requisitos estão detalhados no edital. Os selecionados irão participar, em Bogotá, durante 15 dias, de ações formativas e visitas a escolas, locais históricos e museus. Também vão integrar rodas de conversas com movimentos sociais afro-colombianos. 

São ofertadas 50 vagas para Cabo Verde e outras 50 para a Colômbia. No caso do país africano, a divulgação dos selecionados sairá até 23 de agosto, e as atividades devem começar logo em seguida. Quanto a Bogotá, o resultado será publicado até 13 de setembro, e o intercâmbio começará na sequência. Até 23 de abril, os interessados podem encaminhar dúvidas sobre o edital pelo e-mailinscricao.mir@capes.gov.br.  

O apoio financeiro vai ser de responsabilidade do MIR. Os selecionados receberão recursos para diárias, passagens aéreas, seguro-saúde e, no caso de Cabo Verde, ajuda para emissão de passaporte. Todas as informações constam no Edital Conjunto nº 1/2024, publicado no Diário Oficial da União e no siteda Capes.  

Para mais informações sobre o programa Caminhos Amefricanos acesse o site do Ministerio da Educação.

Fonte/Imagem: Ministério da Educação.

#educação #intercãmbio #edital #colombia #caboverde

arrow_back_ios Voltar para Universitário