Blog

Universitário

Capa do blog: CAPES reabre seleção interna do PDSE até o dia 31

CAPES reabre seleção interna do PDSE até o dia 31

Setecentos e vinte e oito candidatos já estão com as inscrições homologadas; Fundação concederá até 2.035 bolsas


As instituições de ensino superior participantes do Programa Institucional de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) terão até 31 de maio para selecionar doutorandos para estudar com bolsa da CAPES fora do País. A Fundação atualizou o cronograma do Edital nº 44/2023 a fim de preencher as vagas restantes — 728 inscrições já estão homologadas, e a Agência concederá até 2.035 benefícios.

O documento, publicado na edição desta terça-feira, 23 de maio, do Diário Oficial da União e disponível no site da Fundação, traz novas datas para os candidatos apresentarem as candidaturas no Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes): de 1º a 13 de junho, às 17 horas. As homologações pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação (ou equivalentes), ocorrerão de 15 a 22 de junho. Estas serão publicadas a partir de 26 do mesmo mês.

A alteração no edital é apenas uma reabertura de prazos, não um reinício do processo seletivo. O objetivo é ampliar a possibilidade de novos candidatos realizarem a inscrição, sem prejuízos àqueles que tiveram as candidaturas homologadas. A análise técnica irá de 27 de junho em diante, com período de dez dias para recursos a partir da notificação.

A CAPES começará a emitir as cartas de concessão em 25 de julho. A relação de aprovados se tornará pública a partir de 7 de agosto. As cotas são institucionais e, por esse motivo, o processo seletivo é realizado pelas instituições participantes. Dessa forma, a Fundação efetua a conferência documental, ou seja, os candidatos que cumprem os requisitos são homologados.

Há, ainda, duas alterações no conteúdo do edital. A CAPES abriu a possibilidade de cotas adicionais para instituições que já tiverem usado todas as vagas para seus cursos. A pró-reitoria deverá enviar, até cinco dias antes da data final para homologação das inscrições, uma carta formal para pdse@capes.gov.br com a justificativa para solicitar a nova cota. Para os candidatos que forem comprovar proficiência na língua inglesa, a Fundação incluiu o Duolingo English Test, com um mínimo de 105 pontos, na lista de testes aceitos. O início das atividades no exterior continua previsto para ocorrer entre setembro e novembro.

Sobre o Programa
PDSE tem por objetivo complementar e expandir  as possibilidades de formação ofertadas no Brasil, expandindo a colaboração com cientistas do exterior, além de aumentar a visibilidade da produção científica do País, fortalecendo  os programas de pós-graduação brasileiros. 

Fonte/Imagem: Ministério da Educação

#pelotas #bolsa #capes #exterior #universidades #programa

arrow_back_ios Voltar para Universitário